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10 Dicas para escolher a melhor empresa de entrega de encomendas

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Escolher uma empresa de entrega de encomendas envolve considerar diversos factores importantes. Só assim é possível garantir que as suas necessidades são atendidas de maneira eficiente, profissional e, sobretudo, confiável. A pensar nisso, a Leolytics criou uma lista com 10 conselhos, de forma a lhe ajudar a fazer essa escolha no futuro.

1. Avaliar as suas necessidades

Comece por definir o tipo de entrega que precisa (se rápida, regular, internacional, etc.). Também muito importante é considerar o volume e o peso das suas encomendas, assim como os locais de entrega. Uma vez que cada empresa de entrega de encomendas tem regras e formas de funcionamento diferentes, é crucial que escolha aquilo que mais lhe convém e que melhor cobre as suas necessidades e as da sua marca.

2. Priorizar a segurança dos envios

A segurança do transporte é outro ponto fundamental, especialmente para garantir que as mercadorias chegam ao destino sem danos, extravios ou quebradas - algo que representa sempre uma grande dor de cabeça para um negócio! 

Além disso, em caso de dano, quem fica mal vista é a sua empresa. Por isso, escolha um parceiro sério e cuidadoso, capaz de acrescentar valor ao seu negócio.

3. Pesquisar diferentes companhias

Muitas vezes, a tendência é optar logo pelos maiores ou pelos nomes mais óbvios. Não o faça! Antes de tomar a decisão final, pesquise e compare as várias transportadoras, assim como os seus serviços e orçamentos. 

Nessa pesquisa, procure incluir os grandes nomes do mercado, mas também os locais ou mais pequenas. Como referido anteriormente, tudo depende das suas necessidades!

4. Avaliar a reputação da transportadora

No seguimento do que já foi mencionado, pode fazer toda a diferença investigar a reputação da empresa. 

Para isso, use a Internet, apoiando-se nas avaliações que encontra online para saber mais. Pode até perguntar a outros empresários do seu sector. Considere ainda falar com os seus amigos e questioná-los sobre as suas experiências. Isto ser-lhe-á muito útil para descobrir se há reclamações frequentes, queixas ou outros.

5. Saber o verdadeiro preço do serviço

Obviamente o preço é importante. Assim sendo, compare os preços das diferentes empresas. Igualmente importante é considerar não apenas o custo inicial, mas também possíveis taxas associadas, como os seguros de carga, assim como as taxas de uso ou de peso. E lembre-se: por vezes, o barato sai caro! Por isso, leia a letra pequena e informe-se bem antes de fazer a escolha final.

6. Considerar o tempo de entrega das encomendas

Os tempos de entrega estimados e oferecidos pela companhia são também muito importantes! Se o seu negócio “vive” de entregas rápidas ou trabalha com horários específicos, diríamos que este ponto é mesmo crucial! 

7. Informar-se sobre a área de cobertura

Também relevante é certificar-se de que a empresa atende às áreas para onde precisa de enviar as suas encomendas. Isso é ainda mais importante se tem de fazer entregas internacionais ou em locais remotos.

8. Integrar sistemas de rastreamento

Verifique também se a transportadora possui opções de rastreamento de encomendas para que possa acompanhar o status de cada entrega. Este tipo de opção ser-lhe-á muito útil para si e também para os clientes, já que pode partilhar este tipo de informação com eles. Deste modo, poderão saber se a encomenda já foi expedida, onde se encontra e a quantos dias de ser recebida. Do seu lado, ficará ainda a par sobre quando - dia e hora - esta será entregue e, claro, quando o envio for concluído.

Algumas empresas de encomendas possuem um sistema de gestão de pedidos que se revela muito útil para os negócios de e-commerce. Se for este o seu caso, veja se dá para integrar o seu sistema, de modo a facilitar o processo de envio. Hoje em dia, isto é algo muito comum hoje e, claro, muito valorizado pelos próprios clientes. Portanto, não desvalorize este ponto.

9. Testar o serviço de Apoio ao Cliente

Neste sentido, a dica da Leolytics é: ainda antes de fazer a contratação, teste o atendimento da mesma. Escreva, telefone, envie emails, recorra às redes sociais, etc. Esta é a melhor forma de ver como é que cada companhia lida com consultas ou problemas. Fazer um bom atendimento é fundamental e, no dia-a-dia, faz uma grande diferença. Afinal, problemas podem - e acabam sempre por - acontecer e, nesses casos, é importante poder contar com uma empresa de encomendas que saiba estar à altura!

10. Ler bem os termos do contrato

Uma vez negociado o acordo, leia sempre os termos do contrato, especialmente a parte sobre as responsabilidades, reclamações e prazos de entrega. Leia tudo com atenção para não ser apanhado desprevenido no futuro.

Verá que ao considerar estes 10 pontos, estará bem preparado para fazer a escolha final. Se tem um negócio, a empresa de entrega de encomendas acaba por ser uma extensão do mesmo. Logo, é vital considerar uma transportadora que atenda às suas necessidades específicas, oferecendo ao mesmo tempo um serviço de confiança para os seus clientes.