10 Dicas para escolher a melhor empresa de entrega de encomendas
Escolher uma empresa de entrega de encomendas envolve considerar diversos factores importantes. Só assim é possível garantir que as suas necessidades são atendidas de maneira eficiente, profissional e, sobretudo, confiável. A pensar nisso, a Leolytics criou uma lista com 10 conselhos, de forma a lhe ajudar a fazer essa escolha no futuro.
1. Avaliar as suas necessidades
Comece por definir o
tipo de entrega que precisa (se rápida, regular, internacional, etc.). Também
muito importante é considerar o volume e o peso das suas encomendas, assim como
os locais de entrega. Uma vez que cada empresa
de entrega de encomendas
tem regras e formas de funcionamento diferentes, é crucial que escolha aquilo
que mais lhe convém e que melhor cobre as suas necessidades e as da sua marca.
2. Priorizar a segurança dos envios
A segurança do transporte é outro ponto fundamental, especialmente para garantir que as mercadorias chegam ao destino sem danos, extravios ou quebradas - algo que representa sempre uma grande dor de cabeça para um negócio!
Além disso, em caso de dano, quem fica mal vista é a sua empresa. Por isso, escolha um parceiro sério e cuidadoso, capaz de acrescentar valor ao seu negócio.
3. Pesquisar diferentes companhias
Muitas vezes, a tendência é optar logo pelos maiores ou pelos nomes mais óbvios. Não o faça! Antes de tomar a decisão final, pesquise e compare as várias transportadoras, assim como os seus serviços e orçamentos.
Nessa pesquisa, procure incluir os grandes nomes do mercado, mas também os locais ou mais pequenas. Como referido anteriormente, tudo depende das suas necessidades!
4. Avaliar a reputação da transportadora
No seguimento do que já foi mencionado, pode fazer toda a diferença investigar a reputação da empresa.
Para isso, use a Internet, apoiando-se nas avaliações que encontra online para saber mais. Pode até perguntar a outros empresários do seu sector. Considere ainda falar com os seus amigos e questioná-los sobre as suas experiências. Isto ser-lhe-á muito útil para descobrir se há reclamações frequentes, queixas ou outros.
5. Saber o verdadeiro preço do serviço
Obviamente o preço é importante. Assim sendo, compare os preços das diferentes empresas. Igualmente importante é considerar não apenas o custo inicial, mas também possíveis taxas associadas, como os seguros de carga, assim como as taxas de uso ou de peso. E lembre-se: por vezes, o barato sai caro! Por isso, leia a letra pequena e informe-se bem antes de fazer a escolha final.
6. Considerar o tempo de entrega das encomendas
Os tempos de entrega
estimados e oferecidos pela companhia são também muito importantes! Se o seu
negócio “vive” de entregas rápidas ou trabalha com horários específicos,
diríamos que este ponto é mesmo crucial!
7. Informar-se sobre a área de cobertura
Também relevante é certificar-se
de que a empresa atende às áreas para onde precisa de enviar as suas
encomendas. Isso é ainda mais importante se tem de fazer entregas
internacionais ou em locais remotos.
8. Integrar sistemas de rastreamento
Verifique também se a transportadora possui opções de rastreamento de encomendas para que possa acompanhar o status de cada entrega. Este tipo de opção ser-lhe-á muito útil para si e também para os clientes, já que pode partilhar este tipo de informação com eles. Deste modo, poderão saber se a encomenda já foi expedida, onde se encontra e a quantos dias de ser recebida. Do seu lado, ficará ainda a par sobre quando - dia e hora - esta será entregue e, claro, quando o envio for concluído.
Algumas empresas de
encomendas possuem um sistema de gestão de pedidos que se revela muito útil
para os negócios de e-commerce. Se for este o seu caso, veja se dá para
integrar o seu sistema, de modo a facilitar o processo de envio. Hoje em dia,
isto é algo muito comum hoje e, claro, muito valorizado pelos próprios
clientes. Portanto, não desvalorize este ponto.
9. Testar o serviço de Apoio ao Cliente
Neste sentido, a dica da Leolytics é: ainda antes de fazer a contratação, teste o atendimento da mesma. Escreva, telefone, envie emails, recorra às redes sociais, etc. Esta é a melhor forma de ver como é que cada companhia lida com consultas ou problemas. Fazer um bom atendimento é fundamental e, no dia-a-dia, faz uma grande diferença. Afinal, problemas podem - e acabam sempre por - acontecer e, nesses casos, é importante poder contar com uma empresa de encomendas que saiba estar à altura!
10. Ler bem os termos do contrato
Uma vez negociado o acordo, leia sempre os termos do contrato, especialmente a parte sobre as responsabilidades, reclamações e prazos de entrega. Leia tudo com atenção para não ser apanhado desprevenido no futuro.
Verá que ao considerar estes 10 pontos, estará bem preparado para fazer a escolha final. Se tem um negócio, a empresa de entrega de encomendas acaba por ser uma extensão do mesmo. Logo, é vital considerar uma transportadora que atenda às suas necessidades específicas, oferecendo ao mesmo tempo um serviço de confiança para os seus clientes.