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Explicador Madeira

A dupla importância do ATL

FOTO DR
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Com o encerramento das escolas para o habitual período de férias escolares, muitos dos encarregados de educação – principalmente aqueles que não têm com quem deixar os filhos durante o seu período laboral- sentem a ‘obrigação’ de colocar os filhos mais pequeninos num ATL (Actividades de Tempos Livres). Mas afinal como funciona um ATL e a quem se destina?

O Centro de Atividades de Tempos Livres (ATL) é um espaço educativo com actividades lúdicas e socioculturais destinado normalmente a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos. Importa referir que os limites de idade podem ser ajustados aos casos excepcionais.

A ocupação dos tempos livres, sendo uma necessidade da parte dos pais de ocuparem os seus filhos após a saída da escola, é vista como um complemento educativo que deverá reforçar o processo de socialização da criança e das suas aprendizagens a par da escola.

Um ATL cria um ambiente propício ao desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social de cada criança, através de experiências individuais e colectivas adequadas à expressão das suas necessidades, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um. De facto, a inserção da criança no ATL é, através da participação na vida em grupo, uma oportunidade para a sua inserção na sociedade.

O ATL pretende, acima de tudo, educar e promover o desenvolvimento intelectual, psicológico, físico e afectivo de todas as crianças, tendo em vista a sua integração social. Assim, este tende a ser um local onde se aprende a brincar, a partilhar e a respeitar.