DNOTICIAS.PT
Mundo

Dragão-de-Komodo tem ferro nos dentes para matar melhor as presas

None
Foto Shutterstock

O temível lagarto dragão-de-Komodo, originário da Indonésia, tem uma camada de ferro nos dentes em forma de navalha que o ajuda a matar as suas presas, revela um estudo divulgado hoje.

"Esta característica nunca foi assinalada num réptil carnívoro", observam os autores do estudo publicado na revista científica Nature Ecology and Evolution, citados pela agência noticiosa France-Presse.

Os investigadores do King's College de Londres descobriram que o maior lagarto do mundo tem uma camada protetora de ferro nos dentes. Esta camada é particularmente visível na dentição dos dragões-de-Komodo, mas características semelhantes foram já observadas noutros répteis, como lagartos-monitores, crocodilos e jacarés.

O estudo precisa que o ferro desempenha "um papel crucial na manutenção dos dentes" destes enormes lagartos, utilizados para matar as suas presas, desde roedores a búfalos.

Os cientistas colocam a hipótese de os dentes dos dinossauros carnívoros terem possuído uma cobertura do mesmo tipo, que teria sido perdida ao longo do tempo, porque não foram encontrados vestígios da mesma nos fósseis de répteis e de dinossauros semelhantes ao dragão-de-Komodo.

O habitat natural destes lagartos são as ilhas indonésias de Komodo e Flores, parte de um arquipélago localizado no leste da Indonésia.

Os dragões-de-Komodo, que podem medir até três metros de comprimento e pesar até 90 quilogramas, são uma espécie em risco de extinção devido à atividade humana e às alterações climáticas.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, existem apenas 3458 destes répteis em estado selvagem.