DNOTICIAS.PT
Madeira

Médicos reivindicam progressão na carreira e novas grelhas salariais

Tome nota da agenda para esta terça-feira, 23 de Julho

Em 2023, a Região e os sindicatos chegaram a acordo para revisão global do Contrato Colectivo de Trabalho
Em 2023, a Região e os sindicatos chegaram a acordo para revisão global do Contrato Colectivo de Trabalho, Foto Aspress

Embora não haja previsão de quantos irão fazer greve na Madeira, haverá “quem faça greve por uma questão de solidariedade”

Entre hoje e amanhã, os médicos portugueses encontram-se em greve. A paralisação, convocada Federação Nacional dos Médicos (FNAM) abrange todos os médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), das regiões autónomas dos Açores e da Madeira e os que trabalham na Medicina Legal, nas Forças Armadas e nos Serviços Prisionais, com concentrações marcadas para esta terça-feira, no Porto, Coimbra e Lisboa.

Ao DIÁRIO, em representação da FNAM na Madeira, Letícia Abreu explica que, a nível nacional, os médicos reivindicam a retoma dos períodos de urgência de 12 horas semanais e o pagamento de horas extraordinárias quando esse tempo seja excedido. Duas questões que ficaram resolvidas na Madeira com o acordo para a revisão global do Contrato Colectivo de Trabalho, celebrado entre os sindicatos de médicos e o Governo Regional, no ano passado.

“Conseguimos cá um acordo colectivo de trabalho, com os privilégios que isso acarreta, que a nível nacional ainda não foi conseguido”, realça a dirigente sindical.

Urgências além das 12 horas semanais pagas como trabalho extraordinário

Madeira e sindicatos médicos chegaram a acordo para revisão da contratação colectiva de trabalho

Não obstante, “há questão são sobreponíveis e em que nós também dependemos [do Ministério da Saúde], aponta Letícia Abreu.

Em causa estão, concretamente, a revisão das grelhas salariais ou a progressão na carreira.

“As grelhas salariais já não são actualizadas há mais de dez anos, independentemente da competência que uma pessoa tem, assim como a categoria médica. Portanto, as pessoas ficam sempre no mesmo patamar [da carreira] também independentemente da formação que tenham e do número de anos que trabalhem”, ilustra a representante da FNAM na Região.

Por esse motivo, e embora não haja previsão de quantos médicos irão fazer greve na Madeira, haverá “quem faça greve por uma questão de solidariedade”.

[A Região] está salvaguardada pelo acordo colectivo trabalho que deveria ser copiado a nível nacional  Letícia Abreu

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

10h00 Reunião da Comissão Eventual para a Consolidação e Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político.

10h00 O representante da República para a RAM recebe, no Palácio de São Lourenço, em audiência, a embaixadora do Grão-Ducado do Luxemburgo em Portugal, Martine Schommer.

10h00 A ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira promove sessão de apresentação da ‘Aceleradora de Comércio Digital da Região Autónoma da Madeira – Melhor Comércio na Madeira’ às empresas do concelho de Santa Cruz, no salão nobre da câmara municipa.

10h00/11h15 Palestra e sessão de esclarecimento sobre o programa de Recrutamento Regional da Marinha Portuguesa, no Instituto de Emprego da Madeira

11h00 Conferência de imprensa do Juntos pelo Povo (JPP), na Assembleia Regional, que terá como porta-voz Lina Pereira.

11h30 A CDU realiza uma iniciativa política, junto ao Plaza Shopping, no Funchal, para “defender o reconhecimento dos custos de insularidade a todos os trabalhadores na Região”.

14h30 O Grupo Parlamentar do PSD Madeira promoverá uma visita ao Centro Comunitário Luís de Camões. Serão prestadas declarações à comunicação social às 15h00.

18h00/19h00 Missa da Benção das Capas do Conservatório, celebrada pelo bispo D. Nuno Brás, na Capela da Penha de França.

CULTURA E ENTRETENIMENTO

22h30 Herman José actua hoje, juntamente com a Orquestra de Jazz do Funchal, na Semana do Mar, no Porto Moniz.

DESPORTO

FUTEBOL

10h00    Pré – Época: Jogo Treino, à porta fechada do Marítimo com Nacional, na Ribeira Brava.

PADEL

5.ª etapa do Atlântico Padel Tour (Jardins Panorâmicos).

PATINAGEM ARTÍSTICA

Diogo, Madalena e Margarina no Campeonato da Europa de patinagem livre (Fafe).

PATINAGEM DE VELOCIDADE

Madeirenses no Campeonato da Europa (Zandvoorde/Oostende – Bélgica).

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 23 de Julho, Dia Mundial das Baleias e dos Golfinhos:

1757 - Morre, com 71 anos, o compositor italiano Giuseppe Domenico Scarlatti, mestre da Capela Real de D. João V e compositor da corte de Madrid.

1828 - O norte-americano William Austin Burt regista a patente do "tipógrafo", a primeira máquina de escrever.

1888 - "A Internacional" é cantada pela primeira vez em público, numa reunião de vendedores de jornais na cidade francesa de Lille.

- Nasce o escritor norte-americano Raymond Thornton Chandler, criador do detetive Philip Marlowe, autor de "O Imenso Adeus" e "À Beira do Abismo".

1903 - A Ford Motor Company vende o primeiro veículo.

1916 - Morre, aos 63 anos, o químico britânico William Ramsay, Prémio Nobel da Química em 1904.

1920 - Nasce a fadista e actriz Amália Rodrigues.

1944 - Nasce a pianista Maria João Pires.

1945 - II Guerra Mundial. O marechal Henri Pétain é julgado por traição, pela colaboração com as forças nazis, durante a ocupação da França, na II Guerra Mundial.

1951 - É fundada, em Lisboa, a Liga dos Cegos de João de Deus, resultante da fusão de as Associações de Cegos Luís Braille e a Associação de Cegos do Norte de Portugal.

1952 - Entra em vigor o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) ou Tratado de Paris, na base da atual União Europeia.

- O general egípcio Mohammed Neguib toma o poder no Egipto.

1958 - A Rainha Isabel nomeia quatro mulheres Pares do reino. São as primeiras, na história inglesa, na Câmara dos Lordes.

1964 - O Presidente francês Charles de Gaulle propõe a saída das forças militares estrangeiras da Indochina.

1966 - Portugal consegue recuperar e vencer a Coreia do Norte por 5-3, com quatro golos de Eusébio, em jogo do Mundial de Futebol de Inglaterra.

1973 - O Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, recusa a entrega das gravações da Casa Branca, sobre o Caso Watergate, à Comissão de Investigação do Senado e ao Procurador Público.

1974 - Os dirigentes militares gregos devolvem o poder aos civis. Constantino Karamanlis regressa do exílio, para formar Governo.

1976 - Toma posse o I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares.

1978 - Américo de Deus Rodrigues Thomaz, último Presidente da República na ditadura do Estado Novo, regressa a Portugal depois de quatro anos no Rio de Janeiro.

- Joaquim Agostinho termina a Volta a França no 3.º lugar.

1990 - Cimeira de Alexandria. O Egito tenta a resolução da crise entre o Iraque e o Kuwait.

1991 - O Presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachov, apresenta oficialmente o pedido de adesão ao Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial.

1993 - Morre, aos 67 anos, o escritor, dramaturgo e publicista Luís de Sttau Monteiro, autor de "Angústia para o Jantar" e "Felizmente Há Luar".

1997 - Slobodan Milosevic é investido Presidente da República Federal da Jugoslávia (Sérvia e Montenegro).

1999 - Morre, aos 70 anos, o Rei Hassan II de Marrocos, no trono desde 1961.

2001 - A Assembleia Nacional indonésia emite dois decretos, um deles para depor o Presidente Abdurrahman Wahid e um outro para empossar formalmente o vice-presidente Megawati Sukarnoputri, 54 anos, como o quinto Presidente da Indonésia. 2002 - Expira o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que serviu de modelo ao Mercado Comum Europeu e à atual União Europeia, 50 anos após a entrada em vigor.

- O primeiro-ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri, assina em Washington, Estados Unidos, a adesão de Timor-Leste ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial.

- José Ramos-Horta, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação timorense anuncia a integração de Timor-Leste como o 61º membro do Banco Asiático de Desenvolvimento.

2003 - A Comissão Europeia denuncia todos os contratos que mantinha com a sociedade francesa Planistat, citada no caso de fraudes e de dupla contabilidade implicando o Eurostat, o departamento de estatísticas comunitário.

2004 - Morre, aos 79 anos, Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa, compositor de "Verdes Anos", "Movimento Perpétuo" e "Dança".

- Morre, com 82 anos, Serge Reggiani, cantor e ator francês de origem italiana.

2005 - Atentados na estância balnear do Mar Vermelho de Charm-El-Cheik, no Egito, causam a morte a 67 pessoas.

2006 - A aviação israelita retoma os bombardeamentos dos subúrbios no sul de Beirute, bastião do Hezbollah, e ataca pela primeira vez a cidade de Sidon, e a região de Baalbeck, no Leste.

2007 - É oficialmente constituído o Fundo de Investimento para o Cinema e o Audiovisual, conta com as participações fundadoras do Estado (33,2 ME), da PT Multimédia (25 ME) e dos três canais de televisão RTP, SIC e TVI (no total outros 25 ME).

- O piloto Ricardo Teodósio é condenado por homicídio negligente simples, na sequência de um acidente no final do SATA Rali Açores, em São Migue, em julho de 2005, e a pagar uma indemnização de cerca 41 mil euros à família da única vítima mortal.

- Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, reunidos em Bruxelas, aprovam o novo acordo com os Estados Unidos da América sobre a troca de dados dos passageiros aéreos no quadro da luta antiterrorista.

- Morre, aos 92 anos, o deposto rei deposto do Afeganistão, Mohammed Zahir Shah, da etnia pachtune, membro do clã Durani, um dos principais ramos pachtunes do país, a par dos Ghilzai.

- Morre, com 93 anos, o jornalista e encenador alemão George Tabori.

2010 - Morre, aos 74 anos, o socialista Ladislau Teles Bota, primeiro presidente da Câmara de Santarém eleito a seguir ao 25 de Abril e sucessivamente reeleito até abandonar o cargo (1977/1992).

2011 - António José Seguro é eleito secretário-geral do PS com 23.903 votos (67,98%), contra 11.257 do candidato adversário, Francisco Assis (32,02%).

- Morre, com 27 anos, a cantora britânica Amy Winehouse.

2012 - Morre, com 61 anos, a norte-americana Sally Ride, primeira astronauta da agência espacial norte-americana (NASA).

2013 - Morre, aos 82 anos, Djalma Santos, antigo futebolista brasileiro campeão do Mundo em 1958 e 1962.

2014 - A Guiné Equatorial é aceite por consenso como membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sem que tenha havido uma votação.

- O ciclista Ivo Oliveira conquista a primeira medalha de ouro do ciclismo de pista português, sagrando-se campeão europeu de perseguição, na categoria de juniores, na prova disputada no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia.

2015 - O Governo decide vender 100% da CP Carga, empresa detida na totalidade pela CP

- Comboios de Portugal que se dedica ao transporte de mercadorias e de bens, à MSC- Operadores Ferroviários.

- O Parlamento grego aprova, com ampla maioria e apesar das dissidências no Syriza, o segundo pacote de medidas acordado com os parceiros da zona euro, que inclui uma reforma do Código Civil, um esquema de proteção dos depósitos bancários e medidas para reforçar a liquidez dos bancos.

2017 - A seleção portuguesa feminina de futebol termina a sua 1.ª participação num Campeonato da Europa (Euro2017, na Holanda), na fase de grupos, após duas derrotas e uma vitória frente à Escócia (2-1).

- Morre, aos 66 anos, Waldir Peres, antigo guarda-redes e titular da seleção brasileira de futebol no Mundial de 1982.

- Morre, com 87 anos, Mervyn Rose, antigo tenista australiano vencedor de sete títulos do 'Grand Slam' na década de 1950 e antigo treinador das ex-tenistas Margaret Court e Billie Jean King.

- Morre, aos 101 anos, o norte-americano John Kundla, primeiro treinador dos Los Angeles Lakers e dirigente da equipa da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) na conquista de cinco campeonatos.

2018 - Morre, aos 61 anos, Fernando Neves, antigo piloto de motocrosse, 15 vezes campeão nacional em várias classes.

2019 - O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido Boris Johnson vence as eleições no Partido Conservador e sucede a Theresa May à frente do governo britânico. 

- O parlamento timorense ratifica o tratado que define fronteiras marítimas permanentes entre Timor-Leste e a Austrália.

- Morre, aos 82 anos, Jaime Octávio Cardona Ferreira, antigo presidente do Supremo Tribunal de Justiça e presidente do Conselho dos Julgados de Paz.

- Morre, aos 100 anos, a pianista Helena Matos. Distinguida com o Prémio da Juventude Musical do Porto, em 1954, e o Prémio Luiz Costa, de homenagem ao compositor, em 1962.

2020 - PS e PSD aprovam sozinhos o artigo que põe fim aos debates quinzenais com o primeiro-ministro no parlamento, que passa a ter presença obrigatória para responder sobre política geral apenas de dois em dois meses.

2022 - O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, declara o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta, quando estão notificados mais de 16 mil casos em 75 países.

2023 - Os conservadores do Partido Popular (PP), liderados por Alberto Núñez Feijóo, vencem as eleições legislativas em Espanha, mas sem conseguir uma maioria absoluta com o VOX (extrema-direita).

- O nadador Diogo Ribeiro, de 18 anos, conquista a prata nos 50 metros mariposa do Campeonato do Mundo de Fukuoka, no Japão, dando a primeira medalha a Portugal em Mundiais.

- O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard, 26 anos, vence a 110.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, em Paris.

PENSAMENTO DO DIA

O mundo é, realmente, um bom lugar pelo qual vale a pena lutar Ernest Hemingway (1898-1961), escritor norte-americano

Este é o ducentésimo quinto dia do ano. Faltam 161 dias para o termo de 2024.