DNOTICIAS.PT
Madeira

‘Povo laranja’ sobe à Herdade do Chão da Lagoa para a sua festa anual

Conheça outros eventos programados para este domingo

Foto Aspress
Foto Aspress

Realiza-se hoje mais uma festa anual do PSD-Madeira, na Herdade do Chão da Lagoa. O maior evento partidário regional costuma juntar dezenas de milhares de pessoas e desta vez acontece na ressaca de semanas de impasse para a aprovação do Programa de Governo e do Orçamento e Plano de Investimentos para 2024.

O programa de animação musical arranca logo pelas 08h00 horas, com destaque para os artistas regionais Garcias, Roni de Melo, Galáxia e Vasco Freitas, YOSI, Tuna da Universidade da Madeira, Banda Municipal de Câmara de Lobos e DJ MC PartyRocker. Mas o cabeça de cartaz vem de fora: José Malhoa e a sua banda.

O presidente do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, deverá chegar ao recinto por volta das 10h30. Logo depois, na companhia dos principais dirigentes, faz a ronda pelas cerca de 100 barracas de comes-e-bebes. Há 54 espaços montados por outras tantas comissões políticas de freguesia do PSD, que aproveitam para mostrar os sabores típicos das suas localidades. Há também barracas da JSD, TSD e Núcleo de Emigrantes, e outras de feirantes.

As intervenções políticas vão acontecer entre as 13h30 e as 14h00 horas. Na última semana, chegou a estar programada a vinda do líder nacional. No entanto, por motivos de saúde, Luís Montenegro foi obrigado a cancelar toda a sua agenda nos últimos dias. Em sua representação, em princípio, virá o secretário-geral Hugo Soares.

Tal como em anos anteriores, há autocarros a sair de todas as freguesias da Madeira em direcção à Herdade do Chão da Lagoa, além de ligações permanentes a partir do Funchal (Tribunal), com subidas desde as 08h00 e descidas a partir das 17h30. À semelhança do que aconteceu no ano passado, a entrada no recinto faz-se pelo portão Norte (junto ao Montado do Pereiro) e a saída pelo portão Sul (junto ao Abrigo do Pastor).

OUTROS EVENTOS QUE ACONTECEM NESTE DOMINGO

09h30- 13.ª Edição da Regata de Canoas da Madalena do Mar e a Regata da Ponta do Sol/II Etapa CRSIPRE em Canoagem.

11h45- Acção política do JPP,  tendo como porta-voz Élvio Sousa, a ter lugar junto à Igreja do Monte - Cristo Rei (Ponta do Sol).

18h00- Concerto "Génesis de Berliner", para encerramento de temporada da Orquestra Clássica da Madeira (OCM), no Centro de Congressos da Madeira.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 21 DE JULHO

1542 - O Papa Paulo III institui uma Comissão de seis cardeais, cuja missão é velar sobre as questões da fé (Bula Licet ab initio). Esta Comissão, conhecida pelo nome de Santa Inquisição Romana e Universal, com a função exclusiva de Tribunal para as causas de heresia e cisma.

1718 - O Tratado de Passarowitz põe termo às guerras austro-turca e veneziano-turca guerra entre o Império Austro-Húngaro e a Turquia.

1773 - É com o breve papal Dominus ac Redemptor que o Papa Clemente XIV suprime a Companhia de Jesus.

1798 - Napoleão Bonaparte vence os Mamelucos, casta militar que governava o Egito, na Batalha das Pirâmides, iniciando a ocupação de seis anos do vale do Nilo.

1831 - Leopoldo I é proclamado rei da Bélgica, depois da separação da Holanda.

1861 - Começa a Batalha de Bull Run, na guerra civil Americana, o primeiro de dois combates travados num riacho chamado Bull Run, perto de Manassas, no norte da Virgínia, entre o Exército da União e as tropas Confederadas.

1899 - Nasce o escritor norte-americano Ernest Miller Hemingway, autor de "Adeus às Armas", Prémio Nobel da Literatura em 1954.

- Nasce o poeta norte-americano Harold Hart Crane, autor de "A Ponte".

1920 - Revolta do Sinn Féin e dos sindicatos da Irlanda do Norte.- O Rei Faiçal reconhece o mandato francês na Síria.

1951 - O general Francisco Craveiro Lopes é eleito Presidente da República, pela União Nacional, partido único da ditadura, depois do afastamento dos candidatos da Oposição Democrática.

1969 - Os astronautas norte-americanos Neil Armstrong e Edwin Aldrin Jr. regressam à Apollo 11, depois de estarem na superfície Lunar.

1970 - Início das negociações para a adesão do Reino Unido à Comunidade Económica Europeia.

1974 - A Turquia e a Grécia acordam o cessar-fogo para Chipre.

1986 - As autoridades da Guiné-Bissau executam, por fuzilamento, o ex-vice-presidente do Conselho de Estado Paulo Correia e outros cinco condenados pela tentativa de golpe, em outubro de 1985.

1994 - O advogado escocês Tony Blair, 41 anos, é eleito líder do Partido Trabalhista britânico.

1996 - Miguel Trovoada é reeleito Presidente de São Tomé e Príncipe.

1997 - Violentas inundações na Europa Central provocam a morte de 107 pessoas.

1998 - Morre, aos 74 anos, Alan Shepard, o primeiro norte-americano a viajar para o espaço (5 de maio de 1961) e um dos primeiros doze homens a pisar solo lunar (31 de Janeiro de 1971).

2000 - A Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos aprova duas medidas a favor da "suavização" do embargo económico a Cuba, proíbe o uso de fundos para impedir a venda de produtos agrícolas e medicamentos a Cuba e a utilização de fundos para proibir o turismo norte-americano na ilha.

2002 - Revelação da fraude financeira da empresa norte-americana de telecomunicações Worldcom.

- O piloto alemão Michael Schumacher conquista o quinto título no Campeonato Mundial de Fórmula 1, no Grande Prémio de França, em Magny Cours, igualando o recorde de Juan Manuel Fangio.

2003 - O Supremo Tribunal de Justiça confirma a prescrição do chamado "caso" Leonor Beleza - hemofílicos contaminados com o Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV).

2004 - O astrofísico britânico Stephen Hawking reconhece a necessidade de revisão da chamada teoria dos buracos negros.

2005 - Quatro novas tentativas de atentado no sistema de transportes de Londres. A polícia recupera quatro bombas, transportadas em mochilas.

2006 - Morre, com 89 anos, Ruy Jervis d´Athouguya, arquiteto modernista, coautor do projeto do edifício sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, Prémio de Arquitetura da Associação Internacional de Críticos de Arte.

2007 - Morre, aos 77 anos, o magnata espanhol dos média Jésus Polanco, fundador do império Prisa, maior grupo de imprensa privado espanhol, que edita o El Pais. O grupo está também presente em Portugal, França e América Latina.

2008 - O Ministério Público decide arquivar o inquérito relativo ao desaparecimento de Madeleine McCann e levantar a condição de arguido aos pais da menor e a Robert Murat. A Procuradoria-Geral da República ressalva a possibilidade do processo poder vir a ser reaberto caso surjam "novos elementos de prova", por iniciativa do Ministério Público ou "a requerimento de algum interessado".

- O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, e o líder da oposição, Morgan Tsvangirai, assinam em Harare um acordo para o início das negociações para a partilha do poder.

- O antigo responsável político sérvio bósnio Radovan Karadzic, acusado de genocídio, é detido pelos serviços de segurança sérvios. Karadzic e o seu antigo chefe militar Ratko Mladic, que continua a monte, estavam em fuga desde que o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia os acusou, há 13 anos, de genocídio e de crimes de guerra durante o conflito na Bósnia 1992-1995.

- Realiza-se em Guantánamo, Cuba, o primeiro julgamento por crimes de guerra promovido pelos Estados Unidos desde a II Guerra Mundial. No banco dos réus está o antigo motorista de Bin Laden no Afeganistão, o iemenita Salim Hamdan.

- As portuguesas Michelle Larcher de Brito e Neuza Silva sobem ao top-200 do "ranking" do circuito WTA, sendo que pela primeira vez Portugal tem duas tenistas entre as 200 melhores do Mundo.

2011 - Os líderes da Zona Euro alcançam um acordo sobre um segundo plano de resgate grego, num total de 160 mil milhões de euros, que prevê uma participação de cerca de 50 mil milhões dos credores privados da Grécia.

- O vaivém norte-americano Atlantis, com quatro astronautas a bordo, aterra no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Florida, depois da sua última missão no espaço que concluiu um programa de 30 anos.

- Morre, aos 95 anos, o empresário norte-americano Elliot Handler, pai da boneca "Barbie" e dos carros "Hot Wheels". Fundou a fábrica de brinquedos Mattel em 1945 com a mulher Ruth e o sócio Harold Mattson.

2013 - O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, anuncia, numa declaração ao País, que decidiu manter o Governo PSD-CDS em funções. Explicou que, não tendo sido possível alcançar um compromisso de salvação nacional, a melhor alternativa é a continuação em funções do Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

- Morre, aos 85 anos, Alcino Cardoso, empresário e antigo deputado do CDS-PP que teve funções governativas em 1978 e 1981.

2016 - Morre, com 63 anos, Armindo Vaz de Almeida, antigo primeiro-ministro e ministro da Saúde de São Tomé e Príncipe.

2017 - Morre, aos 71 anos, John Heard, ator norte-americano conhecido pela sua participação nos filmes "Sozinho em Casa", em que desempenhava o papel de pai da personagem principal, bem como nas séries televisivas "Os Sopranos e "Miami Vice".

2018 - O advogado e economista Pablo Casado, 37 anos, é eleito presidente do Partido Popular espanhol, sucedendo a Mariano Rajoy.

2019 - Morre, aos 86 anos, Isabel Wolmar, antiga repórter da RTP, que apresentou o primeiro 'talk show' na televisão portuguesa.

2020 - O Conselho Europeu aprova, ao quinto dia de uma das cimeiras europeias mais longas da história, um acordo para retoma da economia comunitária pós-crise da covid-19, num pacote total de 1,82 biliões de euros.

- Morre, aos 84 anos, Luís Filipe Costa, jornalista, radialista e realizador, voz do 25 de Abril na rádio, ao microfone da Rádio Clube Português leu os comunicados do Movimento das Forças Armadas.

- Morre, aos 76 anos, Kansai Yamamoto, 'designer' de moda japonês, conhecido pelas suas criações extravagantes.

- Morre, aos 95 anos, o sul-africano Andrew Mlangeni, veterano do Congresso Nacional Africano (ANC) e último sobrevivente do julgamento de Rivonia condenado pelo regime do 'apartheid'. Agraciado pelo Presidente Nelson Mandela com a Ordem Presidencial por Serviços Meritórios, Classe 1 em Ouro, em 1999.

2022 - O Banco Central Europeu anuncia que vai proceder a um aumento de 50 pontos base das suas três taxas de juro diretoras, o primeiro em 11 anos, com o objectivo de travar a inflação.

- O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, apresenta a demissão ao chefe de Estado, Sergio Mattarella, após ter perdido o apoio da coligação que o apoiava - os conservadores do Forza Italia de Sílvio Berlusconi, a Liga (extrema-direita) de Matteo Salvini e o populista Movimento 5 Estrelas (M5S) de Giuseppe Conte.

2023 - Morre, aos 96 anos, Anthony Dominick Benedetto, Tony Bennett, cantor norte-americano de origem italiana, deu voz a clássicos como "I left my heart in San Francisco".

Cada um parece uma criança, num baloiço lasso, segurando a infância além do tempo Hart Crane (1899-1932), poeta norte-americano.