Turista espanhola apanha susto ao abrir a mala após férias na Madeira
Uma turista espanhola, residente em Badajoz, apanhou um susto quando, na passada segunda-feira, chegou a casa e abriu a mala, após umas férias na Madeira. Na sua bagagem trazia um ‘presente’ indesejado: uma lagartixa, com cerca de 30 centímetros de comprimento. Por não ser comum naquela região de Espanha, a mulher, alarmada, ligou para a linha de emergência do centro de vida selvagem Rexcate. A história foi relatada ontem pelo jornal La Crónica de Badajoz.
O biólogo Gonzalo Albarrán, director do centro Rexcate, explicou que a primeira coisa que os técnicos pediram à mulher foi uma fotografia do pequeno réptil (ver imagem que acompanha esta notícia). Perceberam logo que se tratava de uma lagartixa, espécie endémica da Madeira e informaram a turista que não constituía qualquer perigo.
Mesmo assim, os especialistas em animais selvagens ofereceram-se para ir a casa da senhora recolher o exemplar. Acontece que, quando chegaram ao local, a lagartixa já tinha morrido, aparentemente devido ao stress da viagem e por estar fora do seu habitat natural.
De acordo com a notícia, se o pequeno réptil tivesse sobrevivido, os técnicos teriam de contactar o Governo Regional da Extremadura e coordenar com um centro de fauna autóctone português um processo de transferência, de modo a colocar o animal num programa de reintrodução na vida selvagem. Evitou-se, assim, muita maçada, mas ficou o susto.
Mais Casos
A carregar...
Não existe mais conteúdo
Carregar mais notícias
Erro ao carregar mais conteúdo