DNOTICIAS.PT
Madeira

Madeirense Van Zee encerra 10.ª edição do Summer Opening

Descubra as iniciativas que marcam a agenda regional neste sábado

Van Zee no Summer Opening 2023
Van Zee no Summer Opening 2023, Foto ASPRESS 

Festival de música chega ao fim após quatro dias de muita animação

Chega hoje ao fim o maior festival de música da Região Autónoma da Madeira. A 10.ª edição do Summer Opening (SO) traz este sábado, 20 de Julho, ao palco principal do Parque de Santa Catarina os artistas internacionais Milky Chance e Veigh, pela primeira vez em actuação na Madeira.

No segundo fim-de-semana de concertos, o SO estreia a participação do  bailecore de Pedro Mafama e dos talentos regionais Maya Blandy e Zarco. De regresso estão Ivandro e Julinho Ksd.

A encerrar o festival estará Van Zee, o madeirense de volta a casa que participa no SO pela 3.ª vez, a 1.ª a fechar o cartaz. 

No palco da Azáfama Eletrónica há para ver a estreia na Madeira dos bi-campeões mundiais de scratch Beatbombers e, pela primeira vez no Summer Opening, Noia, Zen Baboon, Nuno Lopes e muito mais.

Confira o programa: 

Outros acontecimentos que marcam este que é o ducentésimo segundo dia do ano, em que faltam 164 dias para o termo de 2024:

- 9 horas - Início da 10.ª edição do Torneio de Golfe DIÁRIO de Notícias no Clube de Golfe Santo da Serra;

- 9h30 - O secretário regional de Equipamentos e Infra-estruturas, Pedro Fino, estará presente, em representação do senhor Presidente do Governo Regional, nas celebrações do Dia da Freguesia de São Pedro no Convento de Santa Clara;

- 10 horas – Lançamento do Roteiro Literário do Funchal com partida do Teatro Municipal Baltazar Dias;

- 11h30 - O GelAvista, projecto de ciência cidadã do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), promove o primeiro ‘Dia GelAvista’ no Complexo balnear Poças do Governador, onde decorrerá um workshop interactivo destinado às famílias sobre a importância do GelAvista para o conhecimento das espécies gelatinosas e dos ecossistemas marinhos, com a Estação de Biologia Marinha do Funchal;

- 16 horas - Apresentação do livro ‘Auto da Barca do Diacho’ pelo autor Márcio Sousa na Fnac Madeira;

- 16 horas - Apresentação Caderno de Escrita Criativa com a escritora Natália Bonito na Praça Central do Forum Madeira;

- 16 horas -  A CDU realiza uma acção de contactos com as populações das zonas altas do Funchal, entre a Travessa do Ribeiro Lavadouro na freguesia de Santo António e a Travessa do Ribeiro Lavadouro, no Caminho do Lombo dos Aguiares;

- 17 horas - Inauguração da exposição fotográfica ‘Enraizado’ na Biblioteca Municipal de São Vicente;

- 17 horas – Último dia do Summer Opening no Parque de Santa Catarina;

- 18 horas - Espectáculo ‘APATIA’ de Mariana Fonseca em cena no Teatro Municipal Baltazar Dias;

- 18 horas – A Câmara Municipal de Santana realiza uma cerimónia de entrega dos Prémios de Mérito Escolar a alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, bem como do Ensino Secundário na Praça da Cidade de Santana;

- 18 horas – O Solar de São de Cristóvão, em Machico, recebe o Ciclo de Concertos de Música Antiga ‘Diálogos: Letras e Contraponto’;

- 18 horas - Noite de Bingo Solidário na sede da Banda Municipal do Funchal;

- 18 horas - O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, promove a cerimónia de encerramento do ano lectivo com o concerto ‘Hollywood in Concert’, dirigido pelo professor e maestro Francisco Loreto, no Centro de Congressos da Madeira;

- 20 horas - O Grémio Literário da Madeira celebra mais um aniversário com a realização do jantar tertúlia ‘Memórias do Meu Pai Horácio Bento de Gouveia’ na Tas’ca O Principal, no Funchal;

- 20h30 - Festa do Santíssimo Sacramento na paróquia da Ribeira Seca;

- 21 horas - Exibição das ‘MarchiCurtas’ - Concurso de Curtas-metragens no Forúm Machico;

- 21h30 - XXVI Encontro de Folclore de Santa Cruz na Praça Dr. João Abel de Freitas;

- 21h30 - XXV Festival Infantil de Vozes no Porto Santo na Praça do Barqueiro.

Principais acontecimentos registados a 20 de Julho, Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, Dia Internacional da Lua e Dia Internacional do Xadrez:

1936 - Através do Tratado de Montreaux, a Turquia recupera a soberania sobre os estreitos de Dardanelos e do Bósforo.1937 - Morre, aos 63 anos, o italiano Guglielmo Marconi, físico e inventor da telegrafia sem fios. Prémio Nobel da Física em 1909.1944 -- II Guerra Mundial. Falha a Operação Valquíria, atentado à bomba contra Adolf Hitler, durante a reunião do Estado-maior, em Rastenburgo.

1951 - O rei Abdulah I, da Jordânia, é assassinado em Jerusalém. Tinha 69 anos.

1969 -- O homem chega à Lua. O astronauta norte-americano Neil Armstrong caminha no solo lunar, seguido de Edwin Aldrin.

1969 - Realiza-se o primeiro transplante de órgãos em Portugal, um transplante renal com dador vivo, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, por uma equipa médica liderada pelo professor Linhares Furtado.

1976 - O lander da nave espacial norte-americana Viking 1, aterra na Chryse Planitia ("Planície Dourada") em Marte, e inicia a transmissão de imagens do planeta para a Terra.

1984 -- Abertura do Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian.

1987 - Guerra Irão-Iraque. A Resolução 598, do Conselho de Segurança da ONU, apela ao cessar-fogo e à retirada de todas as forças para as fronteiras reconhecidas internacionalmente.

1991 - São libertados, em Luanda, Angola, os primeiros 190 presos da UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola).

1997 - O IRA (Exército Republicano Irlandês) estabelece novo cessar-fogo, que viabiliza a participação do Sinn Fein nas negociações de paz.

1999 - A francesa, candidata da coligação cristãos-democratas/liberais (PPE/LDR), Nicole Fontaine, 57 anos, é eleita presidente do Parlamento Europeu.

2003 - O Governo britânico entrega a Lorde Brian Hutton a chefia do inquérito à morte do microbiologista David Kelly, especialista em armamento de destruição maciça que trabalhava no Ministério da Defesa britânico.

2005 - O ministro de Estado e das Finanças Luís Campos e Cunha, 51 anos, pede a demissão do XVII Governo. É substituído por Fernando Teixeira dos Santos, presidente da Comissão de Mercado e Valores Mobiliários.

2006 - A Assembleia da República aprova, em votação final, a Lei da Programação Militar. A votação deste diploma exige maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções (116), tendo obtido 131 votos favoráveis, 21 contra e 71 abstenções.

2007 - O alpinista João Garcia alcança o cume do K2 nos Himalaias, a segunda maior montanha do Mundo, com 8.611 metros de altitude.

2017 - O Presidente norte-americano, George W. Bush, assina um decreto que proíbe o uso da tortura em suspeitos de terrorismo detidos nas prisões secretas da central de espionagem norte-americana (CIA).

2011 - O ex-líder dos sérvios da Croácia Goran Hadzic, acusado de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, é detido no norte da Sérvia, em Krusedol.

2012 - Um tiroteio num cinema no Estado do Colorado, nos Estados Unidos faz 14 mortos e vários feridos, quando dois indivíduos armados e cobertos com máscaras de gás e coletes antibala dispararam contra espetadores enquanto era projectado o último filme da série Batman.

2015 - A bandeira cubana é içada no Departamento de Estado norte-americano, num gesto histórico que marca a renovação dos laços diplomáticos entre Havana e Washington e a abertura das embaixadas nas duas capitais, após 54 anos.

2015 - Os bancos reabrem e a Grécia paga 2 mil milhões ao Fundo Monetário Internacional e 4,2 mil milhões ao Banco Central Europeu.

2017 - Os diplomas que criam a carreira de farmacêutico são aprovados em Conselho de Ministros.

2018 - A ex-Presidente sul-coreana, Park Geun-hye, 66 anos, é condenada a seis anos de prisão por desviar fundos dos serviços de informações e a dois anos por intervenção ilegal em atos eleitorais.

2018 - Israel desencadeia bombardeamentos em todo o enclave palestiniano de Gaza, após ter referido disparos contra as suas posições.

2020 - A ativista sueca Greta Thunberg vence a primeira edição do Prémio Gulbenkian para a Humanidade, no valor de um milhão de euros, que vão ser aplicados no combate às alterações climáticas.

2021 - O sindicalista e candidato de esquerda, Pedro Castillo, 51 anos, é proclamado Presidente eleito do Peru, um mês e meio após uma eleição contra a candidata da direita populista, Keiko Fujimori, que impugnou o escrutínio por alegada fraude.

2022 - Os embaixadores dos 27 Estados-membros junto da União Europeia aprovam, em Bruxelas, o embargo às importações de ouro russo e várias medidas para melhorar a implementação dos pacotes de sanções já adotados face à agressão militar russa à Ucrânia.  

2023 - O tribunal de Loures condena 86 dos 87 arguidos do processo 'Hells Angels' a penas que variam entre um ano e nove meses, suspensa na execução, e os 15 anos e meio.

Pensamento do dia:

A definição de belo é fácil: é aquilo que desespera.  Paul Valéry (1871-1945), poeta, ensaísta e crítico francês.