DNOTICIAS.PT
Desporto

Há 18 anos, Ricardo foi herói ao defender… três penaltis por Portugal

Neste ‘Canal Memória’ viajamos até 2006

None

Há quem não acredite em coincidências, mas elas existem. Se hoje celebramos a passagem de Portugal aos quartos-de-final graças a Diogo Costa, que defendeu três penaltis, há 18 anos festejávamos a passagem às meias-finais do Mundial com Ricardo também a defender três penaltis.

Embora com adversários distintos, a verdade é a passagem à próxima fase sorriu a Portugal ontem e em 2006. Nesse ano, a seleção das Quinas disputava o Mundial, também na Alemanha. No jogo dos quartos-de-final, realizado a 1 de Julho, enfrentou a Inglaterra, num encontro que terminou empatado sem golos, após 120 minutos de partida.

O guarda-redes Ricardo acabaria por entrar para a história ao ser o primeiro a defender três penaltis num desempate por grandes penalidades, num Mundial. No entanto, houve mais emoção neste desempate do que aquele vivido ontem: Simão marcou e Ricardo defendeu o pontapé de Lampard. No entanto, Hugo Viana e Petit falharam. Quando tudo parecia estar a desmoronar, Ricardo defendeu o penalti frente a Gerrard e Postiga marcou. O ‘guardião’ português conseguiu defender novamente, frente a Carragher e Cristiano Ronaldo selava a vitória portuguesa.

Estava assim concretizada a passagem às meias-finais, para defrontar a França, curiosamente o mesmo adversário que Portugal vai agora encontrar nos quartos-de-final deste Euro2024.

Enquanto jogava Portugal decorria, na Sé do Funchal, a Missa Te Deum que celebrava o Dia da Região. A cerimónia seria 'interrompida' por aplausos dada a vitória portuguesa com selo madeirense.