DNOTICIAS.PT
Artigos

Estudar na Universidade da Madeira

Já temos vindo a assinalar a aposta que a Universidade da Madeira (UMa) imprime ao acolhimento e ao apoio aos seus estudantes e a atenção que presta à melhoria contínua dos seus cursos.

Estamos numa fase do ano muito importante. Os candidatos ao ensino superior irão escolher, através do Concurso Nacional de Acesso, a Instituição onde prosseguirão estudos. A UMa disponibiliza, para este efeito, 21 cursos de licenciatura, num total de 675 vagas, distribuídas da seguinte forma: Artes Visuais (18); Biologia (21); Bioquímica (25); Ciclo Básico de Medicina (38); Ciências da Educação (29); Comunicação, Cultura e Organizações (37); Design (33); Direção e Gestão Hoteleira (36); Economia (37); Educação Básica (25); Educação Física e Desporto (31); Enfermagem (26); Engenharia de Computadores (15); Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (15); Engenharia Informática (90); Engenharia Civil (15); Estudos de Cultura (34); Gestão (55); Línguas e Relações Empresariais (43); Matemática (22) e Psicologia (30).

Todos estes cursos estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), que tutela a acreditação dos cursos conferentes de grau em Portugal, e que adota critérios exigentes, de modo a garantir as condições de funcionamento e qualidade dos cursos, e sua empregabilidade.

No corrente ano letivo, a UMa atingiu o número máximo de estudantes inscritos (4000). Desses estudantes, 1482 usufruíram bolsa da Direção Geral do Ensino Superior (DGES). Os que não reuniram condições de receber bolsa e cujas famílias, comprovadamente, enfrentavam dificuldades financeiras, usufruíram de 132 bolsas de estudo, financiadas pela UMa e por instituições parceiras.

Igualmente, no corrente ano letivo, cerca de 200 estudantes participaram no Programa ERASMUS. Receberam uma bolsa destinada a cobrir os custos associados a este tipo de formação.

Outra forma de apoio é a que é disponibilizada pelos docentes, para o esclarecimento de dúvidas, em horário semanal específico. Os estudantes devem aproveitar esta possibilidade, pois esclarecer dúvidas, durante o processo de aprendizagem, é sinal de dedicação, de querer ultrapassar dificuldades e de ter a ambição de saber mais.

Tem sido uma prática na UMa e do seu Serviço de Psicologia disponibilizar, gratuitamente, aos estudantes workshops de desenvolvimento de competências pessoais.

Os projetos, integrados no Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono, e de Saúde Mental, financiados pela DGES e pelo PRR, cofinanciarão as tutorias por docentes, a mentoria aos novos estudantes por estudantes de anos mais avançados, bem como atividades de socialização e enriquecimento pessoal.