DNOTICIAS.PT
Orçamento Regional Madeira

“Despesismo, compadrio e cunha continuam”

Palavras de Élvio Sousa na discussão do Orçamento Regional

None
Foto Miguel Espada/ Aspress

O líder parlamentar do JPP acusa o executivo liderado por Miguel Albuquerque de continuar a apostar numa política “despesista” que favorece “o compadrio, cunha e o amiguismo”.

A título de exemplo, Élvio Sousa apontou que o actual Governo reserva 2 milhões de euros em nomeações no Orçamento Regional, mas destina “apenas 900 mil euros para os nossos reformados”.

Prometem-nos soluções que trarão mais qualidade de vida aos madeirenses, mas continuamos a ser a região do país com maior taxa de risco de pobreza resultante desta vossa governação, com mais de 60 mil pessoas em risco de pobreza, destes 17 mil são idosos com pensões e reformas de miséria

A título de exemplo, o parlamentar mencionou a nova categoria de tesoureiro-chefe como "mais um tacho" criado pelo executivo madeirense. Ao que Rogério Gouveia contrapõs que se trata de uma posição de "elevada responsabilidade".

O JPP assumiu ainda o compromisso de "passar este Governo a pente fino".

A proposta de Orçamento, hoje em discussão, tem o valor global de 2.195 milhões de euros, depois de ter negociado o Programa do Governo para a legislatura 2024-2028 com quatro forças da oposição - Chega, IL, PAN e CDS-PP. Quanto ao PIDDAR, estão previstos, praticamente, 878 milhões de euros para investimentos de âmbito regional.