Hezbollah retalia a ataque israelita com dezenas de lança-foguetes
O grupo xiita libanês Hezbollah anunciou hoje o disparo de numerosos lança-foguetes contra a cidade de Kiryat Shmona, norte de Israel, em retaliação por um anterior ataque israelita que matou dois civis no sul do Líbano.
"Em resposta aos ataques do inimigo israelita (...) em particular em Kfar Tibnit que provocaram a morte de dois civis, os combatentes da Resistência Islâmica bombardearam a localidade de Kiryat Shmona, com dezenas de lança-foguetes 'katyusha'", indicou o movimento xiita libanês em comunicado.
Segundo a agência noticiosa oficial libanesa ANN, um míssil disparado por um 'drone' israelita atingiu hoje uma moto onde viajavam duas pessoas perto de Kfar Tibnit, sendo lançado um segundo projétil quando várias pessoas se aproximaram para inspecionar o veículo.
Este foi o segundo ataque de envergadura contra Kiryat Shmona em menos de 24 horas, após uma primeira ação do Hezbollah durante a madrugada, em resposta à morte de um dos seus combatentes, e pelo menos uma das suas irmãs, numa casa em Bint Jbeil, sul do Líbano.
A ANI também anunciou a morte de cinco pessoas, incluindo três crianças, em distintos ataques israelitas no sul do Líbano.
"Três crianças sírias" foram mortas "durante um 'raide' do inimigo contra terras agrícolas na localidade de Oum Tout", precisou a agência.
O Estado judaico e a formação xiita estão envolvidos num fogo cruzado desde 08 de outubro, um dia após o início do atual conflito na Faixa de Gaza, nos mais graves confrontos em quase duas décadas.
Os combates têm-se concentrado nas áreas fronteiriças e são considerados os mais intensos desde a guerra do verão de 2006.