Trump anuncia senador J.D. VANCE como candidato a vice-presidente na corrida à Casa Branca
O ex-presidente norte-americano Donald Trump anunciou hoje o senador do Ohio J.D. Vance como o seu candidato a vice-presidente pelo Partido Republicano para as eleições a disputar em 05 de novembro.
O anúncio foi feito na rede social Truth Social, à margem da Convenção Nacional Republicana, que arrancou hoje em Milwaukee, no Wisconsin, e onde Donald Trump será confirmado como o candidato republicano às presidenciais norte-americanas.
"Após longa deliberação e reflexão, e considerando os tremendos talentos de muitos outros, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador JD Vance do grande estado de Ohio", anunciou Trump.
Donald Trump pôs assim fim a uma incógnita que durava há meses, nomeando o senador de 39 anos como o seu "número dois" para a corrida presidencial.
Trump voltou-se contra o seu primeiro vice-presidente, Mike Pence, após o ex-governador do estado do Indiana ter rejeitado os esforços do magnata para anular os resultados eleitorais de 2020 com base em falsas teorias depois de ter sido derrotado por Joe Biden, o atual chefe de Estado.
Nem sempre J.D. Vance, este polémico senador republicano, foi fã de Donald Trump, algo que o ex-presidente faz questão de relembrar.
Mas este ex-militar de 39 anos - conhecido por ter publicado um livro de memórias que foi um sucesso de vendas - só recentemente entrou na política.
Vance foi eleito para o Senado em 2022 e tornou-se um dos mais ferrenhos defensores da agenda "Make America Great Again" (Tornar a América Grande Novamente, na tradução para português) do ex-presidente Trump, particularmente em questões relacionais com comércio, política externa e imigração.
Vance tornou-se uma presença constante no circuito da imprensa conservadora, entra frequentemente em discussões com repórteres no Capitólio e apareceu com Trump em recentes arrecadações de fundos e em tribunais.
O perfil do senador do Ohio tornou-se imediatamente atraente nos círculos republicanos, em particular graças à sua capacidade de arrecadar fortunas para o seu partido, algo particularmente significativo num país onde as vitórias políticas são conquistadas com milhares de milhões de dólares.
Contudo, é em grande parte inexperiente em política nacional e junta-se a esta corrida num momento extraordinário do país, após uma tentativa de assassínio de Trump num comício no sábado que abalou a campanha presidencial, trazendo nova atenção à violência política e à retórica agressiva que afeta o país.
Aos 39 anos, Vance injeta também alguma juventude numa corrida que apresenta um candidato de 81 anos (Biden) e outro de 78 anos (Trump) a concorrer pelos dois principais partidos do país.