Sérgio Gonçalves diz que se impõe uma baixa de IVA e IRS na Região
Sérgio Gonçalves, agora eurodeputado, foi um dos participantes na conferência RE:PENSAR A MADEIRA, O Orçamento para lá dos números. O ex-presidente felicitou a organização do encontro e garantiu: “Só não está cá quem não quer”.
Sérgio Gonçalves disse que mudar a situação actual implica, em última análise, mudar de Governo.
O eurodeputado criticou o facto de a Região não conseguir, ao longo de 50 anos, sair da dependência do turismo, construção e administração. Não que se deva abandonar estes sectores, mas integrar outros como o tecnológico.
É preciso também criar valor nos sectores tradicionais. Eles têm crescido, mas não tem havido distribuição da riqueza. Algo evidente no Turismo e na Construção.
O mar é outro dos sectores com potencial de diversificação da economia regional.
Mas não basta definir o caminho, é preciso saber como fazer, o que implica criar um clima favorável para as empresas investirem e crescerem. Isso passa pela baixa de IVA e IRS na Região.
Sérgio Gonçalves diz não entender que os partidos da oposição parlamentar possam não aprovar a descida de impostos que o PS vai propor.
O eurodeputado falou da importância dos fundos europeus, o que passa, num futuro próximo, pela negociação do próximo quadro comunitário de apoio.