DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Madeira

Madeira terá ‘drone’ marítimo para investigação

None

Amanhã, dia 12 de Julho, às 11 horas, será apresentado, no Centro Operacional do Observatório Oceânico da Madeira, em São Lázaro, o novo Veículo de Superfície Não Tripulado–DriX da Região.

Trata-se de uma nova embarcação (descrita como um ‘drone’ marítimo) adquirida pelo Governo Regional, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do projeCto tecnologias oceânicas (PRR-TC-C10-106-RAM), que visa "suprir as necessidades de investigação marinha na Região Autónoma da Madeira".

"O DriX é um veículo autónomo de superfície – navegação controlada à distância – dotado de tecnologias para a recolha sistemática de dados hidrográficos, oceanográficos e meteorológicos, com capacidade para cobrir toda a Zona Económica Exclusiva da Região, inclusive as ilhas Selvagens", explica uma nota da presidência remetida ao início desta tarde às redacções.

"O veículo autónomo de superfície representa para a Região Autónoma um avanço significativo na tecnologia de investigação marítima e permitirá aprofundar grandemente o conhecimento do mar do arquipélago e dos seus recursos", realça também a tutela.

De acordo com a mesma fonte, há, este momento, um grupo de técnicos e investigadores da ARDITI/Observatório Oceânico da Madeira capacitado para operar o DriX, na sequência da conclusão de um curso de formação em La Ciotat, no Sul de França.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, vai estar presente na apresentação do DriX.

Será verdade que o Governo Regional comprou um barco não tripulado por 3 milhões de euros?

A Madeira vai passar a dispor, até ao final deste ano, de um barco não tripulado para recolha de dados hidrográficos, oceanográficos e meteorológicos com capacidade para atingir, de forma autónoma e com navegação controlada à distância, às várias parcelas de território do arquipélago, incluindo as Selvagens. Será mesmo assim?

Podcasts

×