Canhas lembra reivindicações antigas em dia de festa
Câmara da Ponta do Sol e Governo Regional são ‘chamados’ a cumprir as promessas antigas. Mas João Norberto Silva acrescenta mais alguns pedidos à lista, no dia em que a freguesia assinala mais um aniversário
Saiba que iniciativas estão agendadas para esta quarta-feira, dia 10 de Julho, quando se assinala mais um aniversário da freguesia dos Canhas, no concelho da Ponta do Sol.
A freguesia dos Canhas assinala hoje mais um aniversário. João Norberto Silva vai aproveitar a presença da presidente da Câmara e da secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente para reivindicar as promessas antigas que tanto a Autarquia, como o Governo Regional têm feito à população daquela localidade do concelho da Ponta do Sol.
O presidente da Junta de Freguesia coloca nessa lista a pavimentação de vários arruamentos da localidade que diz serem “verdadeiras pistas de obstáculos” para os automobilistas, tantos são os buracos que apresentam. Junta ao rol da Câmara Municipal a construção de novos caminhos agrícolas e a limpeza dos existentes.
“Eu não vou reivindicar muito. Vou lembrar, à Câmara, aquilo que já venho a reivindicar há alguns anos e vou bater na mesma tecla. As estradas continuam com grande problema de limpeza e, muitas delas, a pedir novo asfalto, pois os buracos são muitos. Ao nível da recolha selectiva do lixo, também tem de ser melhorado. A abertura de novos caminhos agrícolas também estão sempre a ser solicitados pelas pessoas da freguesia”, enumerou João Norberto Silva.
O teleférico do Bacelo também não será esquecido. E a esse respeito, o autarca dos Canhas diz não compreender a demora da Câmara da Ponta do Sol em certificar aquele equipamento para o transporte de pessoas. “A senhora presidente está há sete anos no cargo e já na campanha para o seu primeiro mandato prometeu resolver o problema, o certo é que já se passaram sete anos e tudo continua na mesma. As pessoas continuam a ter de subir e descer a pé, pois o teleférico não pode transportar os agricultores que têm terrenos naquela encosta”, acusa.
O presidente da Junta de Freguesia dos Canhas não compreende os motivos pelos quais estas reivindicações continuam por satisfazer, atribuindo a situação à “má gestão da Câmara”, pois nota que o saldo das contas de gerência da autarquia tem sido sempre positivo. “Não será por falta de dinheiro”, remata, ao DIÁRIO.
Mas também há reivindicações a fazer ao Governo Regional. A esse respeito, o autarca coloca a construção da Via Expresso para os Canhas como a grande prioridade, embora saliente já haver o compromisso de Miguel Albuquerque para avançar com essa obra, que João Norberto Silva considera mesmo estruturante. “ De qualquer das formas, vou recordar, uma vez mais, essa situação”, apontou, incluindo na lista dos pedidos a requalificação da recta dos Canhas, que dado o tráfego registado diariamente, “já necessita de uns passeios em condições para as pessoas circularem”.
De caminho, a avançar esta última intervenção, o presidente da Junta pede que seja incluída na empreitada “a canalização adequada das águas pluviais”, pois “são um problema grave naquela zona”.
Pese embora todos os constrangimentos que serão mais logo apontados na Sessão Solene que assinala mais um aniversário dos Canhas, João Norberto Silva diz que a freguesia tem crescido, tanto em população, como em novas construções, e que a procura da localidade por cidadãos de outros concelhos e estrangeiros tem aumentado também, tudo isto com reflexos do “dinamismo que se verifica no comércio local”.
As cerimónias de logo à tarde iniciam-se com uma Missa por todos os fregueses, na Igreja Paroquial dos Canhas (Nossa Senhora da Piedade), às 18 horas. Seguir-se-á a deposição de uma coroa de flores no cemitério da freguesia, honrado os residentes que já falecerem. A Sessão Solene terá, então, início às 19h30, após a qual haverá um convívio aberto à população.
Mas há mais para ter em conta na agenda desta quarta-feira, Dia Internacional da Pizza.
Agenda
09h00 - Reunião Plenária na Assembleia Legislativa da Madeira, para discutir o relatório anual ‘A Região Autónoma da Madeira na União Europeia – 2023’. Após essa sessão tem lugar a tomada de posse da Comissão Eventual para a Consolidação e Aprofundamento da Autonomia e Reforma do Sistema Político, organismo que conta com representação de todos os partidos.
11h30 – Miguel Albuquerque volta a apresentar o Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR), nas instalações do Serviço Regional de Proteção Civil, isto depois de o mesmo ter tido início a 1 de Junho e após a apresentação já feira a 31 de Maio.
Carolina Rodrigues , 09 Julho 2024 - 17:26
15h00 – acontece a Festa do Final de Ano Lectivo do Jardim-Escola João de Deus, no Centro de Congresso da Madeira, uma iniciativa que contará com a presença de José Manuel Rodrigues, presidente do parlamento madeirense.
16h30 - o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita a obra de construção do ‘Quinta do Leme - Núcleo de Expressão Artística’, concluída no início deste ano.
18h00 – No âmbito do projecto Impulso, a Câmara Municipal do Funchal promove a exposição ‘Retratos da Nossa Gente’, de Ana Jesus, no Teatro Municipal Baltazar Dias.
Sandra S. Gonçalves , 08 Julho 2024 - 09:25
20h00 – Espectáculo ‘Dissociado’, de Bruno Ferreira, no Auditório do Jardim Municipal, iniciativa inserida no projecto Impulso.
Efemérides
1900 - O Metropolitano de Paris abre ao público, como atração da Exposição Universal. A inauguração ocorrerá no dia 19.
1945 - II Guerra Mundial. Reabre o Museu do Louvre, um ano depois da libertação de Paris.
1960 - A selecção da União Soviética conquista o 1.º Europeu (1.ª edição da Eurocopa), ao vencer a selecção da Jugoslávia por 2-1, já em tempo de prolongamento, no estádio Parque dos Príncipes, em Paris.
1964 - Primeiro desfile da minissaia, criada pela estilista britânica Mary Quant.
1973 - O jornal britânico The Times revela o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, ocorrido a 16 de dezembro de 1972, por comandos e forças da PIDE-DGS, com o testemunho do missionário Adrian Hastings.
1976 - Catástrofe ecológica de Seveso, Itália, com a fuga de dioxinas do complexo químico da Icmesa, que afeta 15 mil habitantes da região.
1985 - A Assembleia da República ratifica o tratado de adesão de Portugal à CEE, com os votos favoráveis do PS, PSD, CDS, ASDI e UEDS, os votos contra do PCP e de Os Verdes. O MDP não comparece na sessão.
2001 - O poeta português Eugénio de Andrade é o vencedor o Prémio Camões.
2014 - O Fundo Monetário Internacional alerta para a permanência de vulnerabilidade no sistema financeiro português, considerando que são necessárias medidas corretivas e mesmo supervisão intrusiva em alguns casos, numa resposta à comunicação social sobre a situação no BES.
2016 - Portugal sagra-se campeão da Europa de futebol pela primeira vez na sua história, ao bater na final a anfitriã França por 1-0, após prolongamento, em encontro disputado no Stade de France, em Saint-Denis.
2020 - O Tribunal da Relação de Lisboa condena o antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro a cinco anos e oito meses de prisão por vários crimes de falsidade informática e falsificação de documentos.
2021 - A Argentina conquista a Copa América em futebol pela 15.ª vez, acabando com um 'seca' de 28 anos sem títulos, ao bater o Brasil por 1-0, na final disputada no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil.
2021 - Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica é suspenso de funções, fica em prisão domiciliária até à prestação de uma caução de três milhões de euros, por suspeita de vários crimes económico-financeiros.
Pensamento do dia
Cada homem tem apenas para dar/ um horizonte de cidades bombardeadas. Eugénio de Andrade (1923-2005)