As eleições são para o Parlamento Europeu
Dizem-nos até à exaustão, que estas eleições para o Parlamento Europeu(PE) e não - Eleições europeias, como se tem abusado nesta incorrecta designação, como sendo as mais importantes.... Curioso, cada eleição é sempre mais importante que a anterior(!).
Este reiterado aviso, também tem que ver com a verificada escalada abstencionista, de eleição para eleição.
Será porquê? Nunca ouvi nenhum deputado dar uma explicação justa...
Quem são os futuros sortudos parlamentares europeus?, que vão ganhar cerca de 40.000 euros (com todas as benesses incluídas), por mês!
A assimetria destes chorudos ordenados são um atentado aos insuficientes e magros salários pagos em Portugal ao comum trabalhador. Quem é que tem vontade de votar face a esta gritante disparidade salarial? O exemplo tem de vir do PE, através duma práxis, que não ofenda aqueles a quem lhes sobra mês, lhes falta a sopa para o prato e pior, nem equacionem se vão à farmácia ou ao supermercado...
O PE, dominado pelo PPE (PSD e CDS), tem restringido a nossa soberania a valores mínimos. Diríamos irrisórios.
Nunca sentimos, como Portugueses comuns, que o PE dimanasse alguma vez quaisquer medidas a nosso favor - de facto! É um ornamento luxuoso, com vencimentos pornográficos e destinado a dar cobertura, com ares de democracia, aos grandes negócios!
O PE serve as economias pujantes, Portugal periférico e economicamente débil tem ficado ostensivamente para trás.... Os ditos europeístas, PSD, CDS e PS, acerca nada dizem.
Pelo exposto, a abstenção voltará a dar a resposta adequada.... Com maioria absoluta!
Vítor Colaço Santos