DNOTICIAS.PT
Eleições Europeias País

Projecção da RTP dá empate técnico entre PS e AD

No limite, Sérgio Gonçalves poderá garantir um lugar entre os 21 que serão eleitos. Rubina Leal, da Aliança Democrática, não tem qualquer hipótese. Madeirense António Costa Amaral, da Iniciativa Liberal, tem ténue chance de se seguir na 'comitiva'

None

A projecção da Universidade Católica divulgada às 20 horas, na RTP, aponta para um empate técnico, mas com uma ligeira vantagem para o Partido Socialista (PS) - obtendo uma votação entre os 34 e 28%.

A candidatura encabeçada por Marta Temido poderá eleger, neste cenário, entre 6 e 8 eurodeputados. E, no limite, o madeirense Sérgio Gonçalves poderá garantir um lugar entre os 21 que serão eleitos e garantir representação da Região em Bruxelas.

Já a Aliança Democrática (AD), cujo cabeça-de-lista é Sebastião Bugalho, surge em 2.º lugar (33 e 28%), podendo eleger ao Parlamento Europeu entre 6 a 8 deputados. Rubina Leal, candidata indicada pelo PSD-Madeira, 9.ª da lista da AD, fica de fora.

Menor abstenção em 'Europeias' dos últimos 15 anos quase alcançada

Até às 19 horas, quando faltam apenas fechar as urnas nos Açores, votaram 36,41% dos eleitores portugueses devidamente inscritos nos cadernos eleitorais

Mais atrás há outro empate técnico entre Chega e Iniciativa Liberal - com ligeiríssima vantagem para os liberais graças a um resultado entre os 8 e 12%, o que permite a eleição de entre 2 e 3 deputados para Bruxelas e Estrasburgo - e o madeirense António Costa Amaral, da Iniciativa Liberal, tem ténue chance de se seguir na 'comitiva'.

O mesmo resultado deverá obter o partido liderado por André Ventura, igualmente entre os 8 e 12% e a eleição entre 2 a 3 deputados. 

Ainda a atender pelos dados divulgados há instantes na RTP1, a projecção da Universidade Católica coloca (ou não) Catarina Martins, do Bloco de Esquerda, no Parlamento, obtendo o partido entre 5 a 3%.

Livre (5 a 3%), CDU (5% a 3%), PAN (2% a 1%) e ADN (2% a 1%) são os restantes partidos que figuram nesta projecção que atribui um ou nenhum mandato ao Livre e CDU.