DNOTICIAS.PT
Eleições Europeias Madeira

"As pessoas não conseguem compreender a importância destas eleições"

Ireneu Cabral Barreto manifesta "preocupação" com a abstenção

None

O Representante da República na Madeira, Ireneu Cabral Barreto, manifestou, esta manhã, preocupação com a abstenção nas eleições Europeias de 2024. 

Estou preocupado com a abstenção em geral e particularmente nestas eleições. As pessoas não conseguem compreender a importância destas eleições. Pensam que estas eleições são para alguém que vai para Bruxelas, que não tem qualquer influência na nossa vida. A maioria das decisões que nos importam são tomadas não a nível nacional, mas a nível europeu Ireneu Cabral Barreto, Representante da República na Madeira

De forma a tentar alertar para a relevância deste acto eleitoral, o Representante da República realçou as muitas vantagens que os cidadãos usufruem na Europa, como a moeda única e a liberdade de viajar pela Europa, destacando que são resultado das decisões tomadas no Parlamento Europeu. "Há imensas quantias de dinheiro que vêm para Portugal através da União Europeia. Hoje, praticamente não construímos nada, não fazemos nada, sem o dinheiro que vem da União Europeia," acrescentou.

Dessa forma, Ireneu Cabral Barreto alertou que a falta de participação nestas eleições representa uma renúncia ao direito de exigir mudanças e melhorias. "Quem não quer compreender esta realidade não pode amanhã pedir o que quer que seja. Demite-se de pedir. Não quer saber do destino do nosso país, dos nossos homens, de nossos todos. Portanto, eu mais uma vez insisto e peço, vão votar. Votem como entenderem que é melhor para o país, mas votem," apelou.

Acredito que este voto em mobilidade possa de alguma forma ajudar a reduzir a abstenção. Aliás, como sabem, este método é algo que desejo há muitos anos para a Região, para as nossas eleições para a Assembleia Legislativa da Madeira, porque nos permite liberdade, permite votar onde nos apetecer e sem qualquer dificuldade. Ireneu Cabral Barreto, Representante da República na Madeira