A marca Kellogg’s está a retirar das prateleiras dos supermercados o novo produto 'Corn Flakes Cocoa', devido a “um defeito de qualidade”, que o tornam "impróprio para consumo". Os 'Corn Flakes Cocoa' foram lançados, em Janeiro, em Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Bélgica e Itália.
A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição (AESAN), equivalente à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) em Portugal, lançou, no passado dia 24 de Maio, um alerta na rede social X e explicou todos os procedimentos para os consumidores.
A situação verificou-se também no Reino Unido e Itália, com os reguladores destes países a emitirem notas a alertar os cidadãos para o consumo destes cereais.
De acordo com um comunicado divulgado pela Food Standards Agency (Agência de Normas Alimentares do Reino Unido), a Kellogg’s está a fazer o 'recall' dos Corn Flakes Sabor Chocolate da Kellogg’s, porque "podem conter pequenos pedaços duros de comida", que se formaram no produto, e "podem causar danos nos dentes ou risco de engasgamento", pelo que a marca decidiu recolher o produto "por precaução".
Apesar de não serem prejudiciais para os consumidores, a Kelloggs’s alerta: “Se comprou o produto, não o coma. Em vez disso, descarte o produto e entre em contacto com a Kellogg’s”.
Em causa estão as embalagens de cartão de 330,0 g, de todos os lotes e datas de validade, de 'Corn Flakes Cocoa', marca Kellogg’s, com o seguinte código GTIN: SKU 5103141001.
A Kellogg’s confirmou ainda que outras variedades de cereais não foram afectadas e podem ser consumidas normalmente.
Normas de segurança alimentar da Europa
A legislação da União Europeia (UA) prevê regras vinculativas que os operadores económicos devem cumprir. Em Portugal, a ASAE disponibiliza informações sobre matérias específicas, que permitem lembrar e alertar os agentes económicos para as regras a cumprir no exercício da sua actividade alimentar.
Informações sobre a Atividade AlimentarA ASAE disponibiliza informações sobre matérias específicas, que permitem lembrar e alertar os agentes económicos para as regras a cumprir no exercício da sua atividade alimentar. Abate de animais fora dos estabelecimentos aprovados Aditivo aspartame Aflatoxinas nos alimentos Água Álcool Amostra testemunha Betagonista Calibração de termómetros nos estabelecimentos de restauração Cannabis em alimentos Comercialização das carnes picadas Conservação dos Alimentos no Frio Controlo de Pragas Dioxinas e PCB Doação de Géneros Alimentícios Encaminhamento de restos de cozinha e mesa Escherichia coli Flores naturais nos eventos/casamentos Galheteiros HACCP Higiene Pessoal Matança do Porco Materiais em contacto com os alimentos - CE Óleos de Fritura Ovos Óxido Nitroso Pão Prazos de Pagamento Obrigatórios para Produtos Alimentares Produção e Comercialização de Produtos Hortofrutícolas Produtos Tradicionais Quintas onde se Realizam Eventos Registo de Matéria-prima Re-Iniciar a Atividade de uma Empresa do Setor Alimentar Requisitos de Segurança dos Géneros Alimentícios Rotulagem Alimentar Semicarbazidas Suplementos Alimentares Utilização de equipamentos de tratamento e engarrafamento de água de rede pública para venda em garrafas ou outros recipientes nos estabelecimentos de restauração Venda de bolos na praia
Ainda no âmbito da segurança, a 'Safe2Eat' é uma campanha à escala da UE, que envolve várias autoridades nacionais de segurança alimentar (ver abaixo), a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e a Comissão Europeia.
A EFSA reúne cientistas de toda a Europa para avaliar a ciência subjacente à segurança alimentar, as políticas nutricionais e as escolhas individuais na UE.
O Safe2Eat pode ajudá-lo a:
- saber mais sobre a segurança alimentar e as práticas de higiene alimentar;
- encontrar pistas para uma alimentação nutritiva e saudável;
- descobrir como nos asseguramos de que tudo o que está nos seus alimentos, desde aditivos a novos ingredientes, é seguro para comer;
- ler os rótulos dos alimentos para obter informações importantes, tais como sobre alergénios; e
- conhecer as pessoas que estão por detrás do sistema de segurança alimentar da Europa.
Se não for Safe2Eat, não é comida da UE!
Safe2Eat é uma campanha à escala da UE para ajudar as pessoas a descobrir como as normas de segurança alimentar da Europa nos dão a liberdade de escolher os alimentos que compramos, comemos e apreciamos de forma segura e saudável todos os dias. Em toda a Europa, os nossos melhores cientistas ajudam as autoridades a definir e manter estes padrões, para que todas as escolhas que fazemos em matéria de alimentos sejam apoiadas pela melhor ciência disponível. Independentemente do que influencia as suas escolhas alimentares - sabor, saúde, custo ou ambiente - tem a tranquilidade de saber que os seus...