DNOTICIAS.PT
Madeira

Funchal gere património arbóreo de cerca de 10.000 árvores

None

No âmbito das celebração da Semana do Ambiente, que decorrem na Praça do Município, a Câmara Municipal do Funchal dedicou esta quinta-feira, 6 de Junho, o programa de actividades ao tema 'Funchal - um jardim para todos'.

Em nota emitida, a autarquia informa que actualmente a Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos do Funchal gere um património arbóreo com cerca de 10.000 árvores, distribuídas por parques, jardins, arruamentos e espaços remanescentes.

Hoje, no dia reservado à temática dos Jardins, a autarquia promoveu atividades práticas direccionadas à comunidade escolar, nomeadamente, uma 'Oficina de Jardinagem', onde alunos aprenderam a plantar diferentes espécies de plantas cujo o objectivo primordial foi fomentar o gosto pela jardinagem, e uma acção 'Pintar com a Natureza', em que as crianças tiveram a oportunidade de escolher as folhas que mais gostavam, pintá-las e carimbá-las sobre um saco de tecido. 

Além das actividades práticas, as crianças puderam assistir a duas peças de teatro e ainda visitar toda a exposição patente na Praça. Durante esta quinta-feira, os visitantes foram presenteados com sementes de flores e/ou de plantas aromáticas e ainda receberam uma curiosidade ou recomendação sobre a temática.

As árvores, como elementos fundamentais no ecossistema urbano, para além de contribuírem para a valorização das cidades, aumentam o conforto das populações e promovem a qualidade ambiental. Dada a sua importância, a Divisão de Jardins e espaços Verdes Urbanos pretende dar a conhecer não só as árvores consideradas “Monumentais”, dado o seu caráter excecional, porte monumental e valor botânico, como também as 10 espécies mais representativas nos nossos arruamentos. CMF