DNOTICIAS.PT
A Guerra Mundo

Países do G7 envidarão esforços para utilizar activos russos congelados

None

A Casa Branca anunciou hoje que o Presidente Joe Biden, juntamente com os restantes países do G-7, vai "envidar esforços" para utilizar os bens russos congelados para ajudar a Ucrânia, na cimeira prevista para a próxima semana, em Itália.

"Os líderes do G-7 vão envidar esforços para utilizar os ativos soberanos congelados da Rússia para ajudar a Ucrânia, bem como em ações para continuar a impor custos à Rússia e àqueles que apoiam o esforço de guerra da Rússia", adianta a Casa Branca em comunicado.

De acordo com a administração norte-americana, o G-7 vai abordar o seu "apoio inabalável" à Ucrânia face à invasão russa desencadeada no final de fevereiro de 2022, bem como uma série de outras questões "prementes" a nível internacional, como o apoio aos países em desenvolvimento, o reforço da segurança alimentar e o financiamento da saúde.

Há meses que os Estados Unidos fazem pressão para desbloquear os cerca de 260 mil milhões de euros de fundos do Banco Central da Rússia, a maior parte dos quais estão bloqueados na Europa, uma questão que Washington reconheceu que espera resolver na reunião do G7 em Itália, nos dias 13 e 14 de junho.

Devido a preocupações de ordem jurídica e ao receio de medidas de retaliação por parte da Rússia, vários países estão a mostrar contenção relativamente à utilização dos ativos russos, como é o caso da União Europeia, que até agora só conseguiu chegar a acordo sobre a transferência para a Ucrânia do rendimento dos juros dos ativos russos congelados.