DNOTICIAS.PT
Madeira

‘Fernão Ornelas’ acolhe concentração pela Palestina

Objectivo passa por sensibilizar os madeirenses para o conflito que afecta o povo palestiniano há largos anos

None
Foto ML

Um jovem madeirense resolveu promover, na tarde desta terça-feira, uma concentração na Rua Dr. Fernão Ornelas, com o objectivo de alertar para o conflito que decorre no Médio Oriente, que afecta particularmente o povo palestiniano.

'Juntos pela Palestina' procura, sobretudo, consciencializar os madeirenses para o problema, despertando-os para a necessidade de pôr fim ao conflito que já causou mais de 37 mil mortes, a maioria mulheres e crianças.

João Ludgero Câmara, um jovem madeirense que reside em Bruxelas, onde tem participado em inúmeras concentrações do género, nas curtas férias na Região, resolveu sensibilizar os madeirenses para a situação actual da Palestina, “para que as pessoas se mantenham informadas sobre o que lá se passa e o conflito que está em curso”, nota o promotor. 

A mobilização para ‘Juntos pela Palestina’ foi feita, sobretudo, através das redes sociais, como o Instagram e o Facebook. O contacto com a população tem sido feito através da distribuição de folhetos que destacam o contexto histórico do conflito actual, que, conforme nota o jovem câmara-lobense, "começou há muito tempo, em 1948", criticando a postura de Israel neste processo.

Falando mesmo em genocídio, João Ludgero Câmara espera esclarecer muitos madeirenses sobre o que está em causa neste conflito, não deixando de criticar a postura do Ocidente e, particularmente, dos EUA. “A ideia é promover uma Palestina livre e resiliente”, reforça o jovem.

De caminho, diz-se surpreendido com o conhecimento que algumas pessoas possuem sobre o tema e está satisfeito com a receptividade dos madeirenses às obordagens feitas.

O grupo composto por pouco mais de duas dezenas de pessoas, de diferentes idades, empunhando um cartaz com frases de ordem em português e em inglês que apelam ao fim do genocídio e à libertação da Palestina, vai manter-se durante mais algum tempo nesta rua central da cidade, procurando sensibilizar o maior número possível de cidadãos.