DNOTICIAS.PT
Governo Regional Madeira

Jorge Carvalho torna a liderar a Educação e o Desporto na Madeira

Este professor, que tem demonstrado ao longo dos anos uma natural sensibilidade para as questões da Educação, é um dos elementos do núcleo duro de Albuquerque, pelo que a sua continuidade/recondução no Governo Regional é vista como normal, como aliás já previra o DIÁRIO no dia seguinte às eleições Regionais antecipadas

None

Jorge Carvalho volta a ser o escolhido para continuar a liderar os destinos da desafiante pasta da Educação, à qual volta a ver associadas não só as áreas da Ciência e Tecnologia, mas também a do Desporto, um sector que promete ‘agitar’ as águas, sobretudo devido ao futebol profissional, agora que o Nacional subiu à I Divisão e que o próprio Miguel Albuquerque falou, durante a campanha eleitoral para as Regionais, na possibilidade de rever o programa regional de apoios à área desportiva. Algo para acompanhar nos próximos tempos.

Este professor, que tem demonstrado ao longo dos anos uma natural sensibilidade para as questões da Educação, é um dos elementos do núcleo duro de Albuquerque, pelo que a sua continuidade/recondução no Governo é vista como normal, como aliás já previra o DIÁRIO no dia seguinte às eleições Regionais antecipadas.

Olhando para o currículo do governante podemos ver que, entre 2001 e 2004, integrou o conselho de administração do Instituto da Juventude, que deu lugar à Direcção Regional de Juventude, da qual foi subdirector até 2007, ano em que passou a ocupar o cargo de director regional, até 2011. Aliás, em 2012, Jorge foi mesmo o responsável máximo da então novel Direcção Regional de Juventude e Desporto. Contudo, incompatibilizado com algumas orientações no então Governo Regional liderado por Jardim, acabou por se afastar desse cargo, tornando a ser professor, no quadro da Escola Jaime Moniz, onde estava a dar aulas quando Albuquerque convidou-o para as funções de secretário regional, sendo reconduzido em 2019, em 2023 e agora em 2024.

À semelhança do que aconteceu em Setembro, nas anteriores eleições, uma vez que Jorge Carvalho foi reconduzido como secretário da Educação é muito provável que venha a manter a maioria dos actuais responsáveis, fazendo ajustes de acordo com as futuras necessidades e mudanças, não sendo de prever mudanças de fundo. Com uma excepção. Conforme noticiou o DIÁRIO, Rui Abreu deixará de ser director regional das Comunidades para ser chefe de gabinete de Miguel Albuquerque, o que abre uma vaga nesta direcção regional, havendo já alguns nomes que se perfilam para o cargo.

Conhecido por ser mais discreto, Jorge Carvalho tem optado por manter sempre um perfil ponderado, agindo em vez de reagir aos problemas. É disso prova a questão da recuperação do tempo de serviço dos professores, questão à qual a Madeira foi pioneira na resolução, o que permitiu evitar as manifestações e greves de professores como se tem assistido no continente, com claro prejuízo para os alunos em Portugal continental. Mas há desafios que terá de enfrentar nos próximos tempos, como a quebra da natalidade que impacta nas decisões a serem tomadas ao nível da gestão do parque escolar.

Jorge Carvalho tinha até agora as seguintes direcções regionais e organismos, veremos se se mantêm ou há então algum ajuste:

  • Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa
  • Direcção Regional de Educação
  • Direcção Regional de Planeamento, Recursos e Infraestruturas
  • Direcção Regional de Administração Escolar
  • Direcção Regional de Desporto
  • Direcção Regional da Administração da Justiça

Organismos:

  • Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Inspecção Regional de Educação Instituto para a Qualificação, IP-RAM
  • Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira – Eng.º Luiz Peter Clode
  • Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI)