Cotrim de Figueiredo afirma ser possível eleger dois deputados
O cabeça de lista da Iniciativa Liberal ao Parlamento Europeu considerou hoje, pela primeira vez, possível a eleição de dois eurodeputados.
"Gostaria [de eleger dois eurodeputados]. Acho possível", disse João Cotrim de Figueiredo, questionado pelos jornalistas.
No arranque da campanha para as eleições europeias de 09 de junho, o primeiro da lista da IL tinha estabelecido como meta a eleição de um eurodeputado.
No final de uma visita ao Instituto Politécnico de Viseu, no nono dia de campanha, Cotrim de Figueiredo traçou como possível a eleição de um segundo eurodeputado tendo em conta que, declarou, a "campanha está a correr bem".
Cotrim de Figueiredo considerou que a sua candidatura é a que tem mostrado "doses superiores" de competência, confiança e otimismo em relação ao projeto europeu.
"É difícil olhar para as alternativas entre aqueles que gostam da Europa e não perceber que há aqui [na IL] uma muito maior capacidade de influência de mudar as agendas do Parlamento Europeu e de conseguir chegar junto de outros eurodeputados", frisou.
Cotrim de Figueiredo garantiu que a IL saberá ser "mais influente do que a sua expressão aritmética" e apelou a voto para poder fazer da Europa um "espaço de paz, prosperidade e liberdade".
Em Portugal, as eleições europeias realizam-se em 09 de junho e serão disputadas por 17 partidos e coligações: AD, PS, Chega, IL, BE, CDU, Livre, PAN, ADN, MAS, Ergue-te, Nova Direita, Volt Portugal, RIR, Nós Cidadãos, MPT e PTP. Serão eleitos 21 deputados.