DNOTICIAS.PT
Desporto

Portugal faz história no Mundial de sub-20 com 'ajuda' de madeirenses

Fotos IHF/Kolektiff
Fotos IHF/Kolektiff

Portugal conquistou hoje a melhor classificação de sempre em Campeonatos do Mundo de sub-20 em andebol feminino.

O feito da equipa das Quinas, que contou com cinco jovens madeirenses, foi alcançado na Macedónia do Norte com uma vitória frente à Suécia, por 26-25 no último dia da competição e que garantiu o inédito quinto lugar na classificação final.

Em mais uma partida equilibrada, como tantas outras que a seleçcão lusa teve pela frente neste mundial, a formação sueca foi mais eficaz nos primeiros 30 minutos, conseguindo ir para o intervalo com uma vantagem de três bolas 16-13.

Na segunda parte, Portugal conseguiu reduzir pela mão da madeirense Júlia Figueira mas a Suécia regressou aos três golos à maior (18-15). Com passar do tempo a equipa nacional veio mesmo a empatar o encontro a 18 bolas, por intermédio da madeirense Joana Semedo e a partir daí protagonizou mesmo a reviravolta.

Joana Semedo voltou a colocar Portugal na frente mas os empates passaram e ser sucessivos até que Luciana Rebelo deu três golos à maior, quando faltavam pouco mais de cinco minutos para o final (22-25).

A toada manteve-se favorável à Portugal com uma ajuda preciosa de Matilde Rosa na baliza mas com dois minutos por jogar Hilma Cantby reduziu para a margem mínima (25-26) mas Portugal já não deixou escapar a melhor classificação de sempre em Campeonatos do Mundo desta geração.

No que concerne às prestações das jovens madeirenses neste derradeiro encontro do Campeonato do Mundo, Joana Semedo apontou três golos, Júlia Figueira e Sofia Ferreira marcaram, cada uma, por duas ocasiões, enquanto Luana Jesus marcou um golo neste encontro com a Suécia. Nota ainda para a guarda-redes Mariana Silva que voltou a ser chamada para tentar defender um livre de sete metros.

Já a portuguesa Constança Sequeira veio a ser a melhor marcadora do encontro tendo mesmo conquistado o prémio MVP.