Palhinha quer ir muito longe e se possível repetir 2016
O médio João Palhinha afirmou hoje que a seleção portuguesa de futebol quer ir muito longe no Euro2024 e, se possível, repetir o triunfo de 2016, esperando, para já, dar uma reposta ao desaire com a Geórgia.
"A equipa está preparada para o que ai vem, a resposta à derrota foi ótima e todos querem vencer e fazer historia pelo país. Estamos ansiosos pelo próximo jogo para dar uma grande resposta", disse em conferência de imprensa, em Marienfeld, na Alemanha, a dois dias do jogo dos 'oitavos' com a Eslovénia.
Palhinha garante que a motivação de todo o grupo orientando pelo selecionador Roberto Martínez está em alta e que o objetivo é tentar repetir o triunfo conseguido no Europeu disputado em França.
"Todos queremos ganhar pelo país e, se possível, fazer o mesmo que em 2016. É um orgulho estar aqui, para alguns será o último Europeu, e isso acrescenta ainda mais ao discurso interno dos nossos capitães. Não existe maior motivação do que representar o país", salientou.
O médio, que alinhou em dois jogos a titular, mas acabou por sair sempre ao intervalo, confessou que o ambiente no grupo é sempre diferente depois de uma derrota, e que existe muita vontade de voltar a jogar.
"Estamos a contar os dias para o próximo jogo, o ambiente é diferente de quando perdes ou quando ganhas. É notório o peso da derrota no grupo, nos jantares. Vale a pena pensar na resposta que queremos dar e onde queremos chegar, que é muito longe e se possível fazer história", frisou.
Em relação à sua evolução, João Palhinha referiu que a mudança para o campeonato inglês o obrigou a crescer e que o objetivo é continuar a progredir, manifestado prazer pelo seu papel na equipa.
"Todos têm o seu papel, todos têm características diferentes. Tenho paixão pela recuperação de bola, o momento defensivo é muito importante e sempre foi algo que tive comigo. Faz parte da minha imagem. Vou ter sempre entrega ao jogo, porque senão não sou eu", salientou.
Palhinha, que confessou que as equipas que mais o impressionaram até ao momento foram Espanha e Áustria, abordou ainda o seu futuro e o interesse do Bayern Munique, referindo que os clubes sabem o seu desejo.
"Neste momento estou focado no meu trabalho na seleção, em fazer história e ganhar jogos. O que posso dizer em relação ao meu futuro é que ambos os clubes já sabem onde pretendo estar daqui a um mês. Depois, o que tiver de acontecer, acontecerá", concluiu.
O jogo entre Portugal e Eslovénia, dos oitavos de final do Euro2024, está agendado para segunda-feira, em Frankfurt, às 21:00 locais (20:00 em Lisboa), numa partida que será dirigida pelo italiano Daniele Orsato.