Direcção Regional de Saúde deixa recomendações para uso saudável das redes sociais
Dia Mundial das Redes Sociais assinala-se no a 30 de Junho
A Direcção Regional de Saúde (DRS) associa-se às comemoração Dia Mundial das Redes Sociais, que se assinala no próximo domingo, 30 de Junho.
Para assinalar a efeméride, a entidade emitiu, hoje, um conjunto de recomendações "para a promoção do uso saudável das redes sociais. Tome nota:
- Faça um uso positivo, evitando que as redes sociais sejam a forma exclusiva de interação, valorizando o contacto directo com familiares, amigos e conhecidos;
- Por vezes, as redes sociais são um recurso para “aliviar” a tristeza, frustração ou para esquecer os problemas. Estes sentimentos devem ser conversados com pessoas de confiança ou, caso necessário, com um profissional de saúde, em alternativa apenas à compensação on-line;
- Os pais devem conversar com os seus filhos sobre a utilização, sobretudo na adolescência, alertando para as situações de risco relacionadas com as Redes Sociais;
- Crie regras simples no contexto familiar, por exemplo evitar o uso do telemóvel durante as refeições de modo a que estejam disponíveis para falar olhos nos olhos e interagir;
- Lembre-se que a utilização problemática das Redes Sociais promove o FOMO (fear of missing out) ou seja o medo de perder algo importante, que pode representar um sintoma de dependência, normalmente associado a um aumento da ansiedade;
- Evite a verificação (quase compulsiva) das Redes Sociais, pois provoca activação dos centros de recompensa de prazer do cérebro, que espera encontrar sempre algo bom. Mantenha práticas alternativas ao uso de tecnologia nos seus tempos livres.
Em comunicado remetido às redacções, a DRS recorda ainda algumas intervenções implementadas neste contexto na comunidade regional.
Por exemplo, "no âmbito da promoção do uso saudável da internet e tecnologia", a DRS promove, desde 2017, através da Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências (UCAD), o projecto 'Estou on-line e agora', que é aplicado em contexto comunitário, escolar e desportivo.
"Em 2023 foram realizadas 22 acções de sensibilização /informação e actividades lúdico-pedagógicas para crianças, jovens e pais; formação dirigida a profissionais da área psicossocial, educação e saúde, abrangendo 1.460 pessoas", revela a DRS.
Em 2022 foi também criado o projecto 'Estou on-line e agora? Preparação para o futuro', com o objectivo de "potenciar a literacia digital junto dos pais e profissionais e prevenir a utilização problemática da internet e tecnologia na 1ª infância".
Esta intervenção é implementada nos centros de saúde, através de acções de sensibilização às equipas de saúde, grávidas e/ou puérperas e nas creches e infantários, junto da equipa educativa e dos encarregados de educação. "Em 2023 foram realizadas 23 sessões que envolveram 210 pessoas", indica ainda a DRS.