'EquINclusão' coloca Porto Santo na vanguarda da Educação Inclusiva
Doze professores da comunidade educativa do Porto Santo encontram-se, até amanhã, a frequentar uma formação de três dias sobre 'Intervenção em Serviços Assistidos por Equinos', no âmbito do 'EquINclusão', que visa capacitar os docentes para a implementação de uma intervenção educativa, social e/ou terapêutica, utilizando o cavalo.
Refira-se a propósito 'EquINclusão' foi o projecto vencedor do Orçamento Participativo para o Porto Santo, encontrando-se a decorrer entre 1 de Julho de 2023 e 30 de Junho de 2025. É um Programa de Intervenção Terapêutica com Cavalos, que funciona no Centro Hipico do Porto Santo, e tem como destinatários crianças, jovens e adultos com deficiencia, necessidades especiais ou em situação de risco ou vulnerabilidade social, naquela ilha.
Este projecto - que, segundo a tutela, vem colocar o Porto Santo "na vanguarda da Educação Inclusiva" - mereceu, hoje, a visita da secretaria de Inclusão e Juventude, Ana Sousa.
A iniciativa, promovida nos dias 25, 27 e 28 de Junho, resulta da avaliação intermédia do Programa 'EquINclusão', em reflexão com a Equipa de Apoio Educativo da Escola BS Pe-C Professor Dr. Francisco de Freitas Branco (promotora do programa) e coordenação do CACI Porto Santo, sobre o modelo e acções de intervenção terapêutica com cavalos desenvolvidas no ano lectivo 2023/24. Esta formação é ministrada pela psicóloga Rute Roda, coordenadora técnico-pedagógica do programa.
Para a melhoria da eficácia do modelo e resultados, foi identificada a "necessidade de um maior envolvimento e intervenção dos professores/ técnicos no desenvolvimento das actividades" e, consequentemente, de "aquisição de conhecimentos e práticas especificas em Serviços Assistidos por Equinos (SAE) e de maneio e interação com cavalos", indica a responsável citada em comunicado de imprensa.
Assumindo uma visão de futuro, o EquINclusão acredita que a capacitação em SAE dos recursos técnicos de Educação, Saúde e Inclusão Social da ilha, conduzirá ao necessário alargamento, diversificação e enriquecimento das respostas disponíveis no Porto Santo, na satisfação das necessidades das pessoas com deficiência, necessidades especiais, em processo de reabilitação psico-motor, em situação de risco ou vulnerabilidade social, e outros, e suas famílias.
Tendo com principio a inclusão social, o 'EquINclusão' propõem-se a promover o desenvolvimento físico, psico-motor, cognitivo, social e emocional dos participantes, utilizando o cavalo como medidor, contribuindo assim para a melhoria das suas autonomias, qualidade das interações sociais, processos de aprendizagem e rendimento escolar e, consequentemente, do seu bem estar individual e social.
Este projecto é financiado pelo Governo da Região Autónoma da Madeira, através da Secretaria Regional de Inclusão e Juventude, no quadro do Orçamento Participativo 2022 da RAM, sob contrato-programa com a Associação Os Especiais – Associação de Inclusão Social.