DNOTICIAS.PT
Madeira

101 porto-santenses integram programas para a juventude no Porto Santo

None

Há 101 jovens porto-santenses que vão participar nos programas Jovem em Formação, Colombo e Jovens Monitores. Destes, 37 vão integrar o programa Jovem em Formação, 50 no Colombo e 14 no Monitor Júnior.

Costuma-se dizer que nos jovens reside o futuro e acrescento que reside também o presente. É do presente que estamos a falar, o futuro também será melhor com a vossa colaboração. E o Governo Regional tem a juventude como foco primordial das suas políticas sociais. Através da Direcção Regional de Juventude apostamos na educação não formal dos nossos jovens, promovendo a ocupação dos seus tempos através de atividades que permitam um contacto experimental com algumas áreas profissionais mediante os programas que hoje aqui apresentamos e que vamos distribuir os respectivos equipamentos e materiais. Ana Sousa, secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude

Este ano, o programa Jovem em Formação irá abranger 2 mil jovens, tendo orçamento previsto de cerca de 500 mil euros para o programa que irá abrir durante este ano. Já o programa Monitor Júnior dispõe de 340 vagas.

No caso do programa Colombo, criado em 2019 com o objeto de promover a ocupação dos tempos livres dos jovens do Porto Santo, são 50 os participantes.

Na ‘Ilha Dourada’, Ana Sousa lembrou ainda que este Governo Regional tem a juventude como foco primordial das suas políticas sociais.

Na sua deslocação ao Porto Santo, a secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude aproveitou para visitar algumas instituições, o Centro e a Loja de Juventude locais e acompanhar projectos como o ‘Velejar pela Inclusão’ e o ‘Programa de Intervenção Terapêutica com Cavalos’.

A Direcção Regional de Juventude apoia anualmente mais de 40 mil jovens. O objectivo do Executivo madeirense era reforçar os programas de juventude, com mais 2 milhões de euros para este ano, mas essa medida só pode avançar com a aprovação orçamento regional.