DNOTICIAS.PT
Madeira

Estudantes de Artes Visuais da UMa participam em programa intensivo de aprendizagem nos Países Baixos

None

Cinco estudantes finalistas da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade da Madeira (UMa) participaram no primeiro BIP - Blended Intensive Programme (programa intensivo misto) outgoing da instituição, que decorreu entre os dias 10 e 14 de Junho, na Academy of Creative and Performing Arts (ACPA) da Universiteit de Leiden, nos Países Baixos.

Este programa intensivo de aprendizagem sobre investigação artística, intitulado Connected by Water, contou, ainda, com a participação de seis estudantes da Universität Potsdam e quatro estudantes da Universität der Künste Berlin, Alemanha. A equipa docente transnacional incluiu Anke Haarmann (ACPA), Christiane Brohl (Universität der Künste Berlin), Katharina Brönnecke (University of Potsdam) e Teresa Norton Dias (UMa). O programa teve ainda a curadoria de Anika van de Wijngaard (VLOED, Gemeente Leiden).

Tal como o termo que caracteriza o programa sugere, a semana de trabalhos foi intensa. Além da participação em seminários e visitas a exposições, os participantes tiveram a oportunidade de interagir com artistas locais e conhecer outra realidade que connosco tem de comum a relação com a água. Procurou-se explorar o elemento água numa perspectiva artística, em quatro locais diferentes (Madeira, Berlim, Leiden e Potsdam) em colaboração com o VLOED, um projecto artístico multidisciplinar em Leiden, Países Baixos, que reflecte sobre a relação entre as pessoas, o mar e a natureza.

Os BIP são programas curtos e intensivos, financiados pelo programa de mobilidade Erasmus+, que combinam as componentes presencial e online, com o objectivo de promover formas inovadoras de aprendizagem, ensino e formação. Cada programa deve ser desenvolvido e implementado por, pelo menos, três instituições de ensino superior titulares da Carta Erasmus oriundas de, pelo menos, três países do programa. Refira-se que, em Maio deste ano, a Universidade da Madeira organizou os primeiros dois BIP incoming, sob os temas ‘How to Develop a Scientific/Research Article (Civil Engineering)?’ e ‘Intercultural Competences and Communication Strategies for International Student’.