Foi há 20 anos que Ricardo defendeu penalti sem luvas frente à Inglaterra
Recorde a edição de 25 de Junho de 2004, neste ‘Canal Memória’
Neste ‘Canal Memória’ voltamos a recordar aventuras portuguesas nos Campeonatos Europeus, ou não estivéssemos nós a disputar o Euro’2024. Recuando 20 anos, foi a 24 de Junho que o guarda-redes Ricardo defendeu um penalti que vinha a ficar para a história: sem luvas. Estava assim eliminada a Inglaterra.
O Euro’2004 trouxe muitas surpresas e deixou um país em suspenso, até porque se disputava em Portugal. A 24 de Junho, e por isso noticiado no dia seguinte, Portugal defrontou a Inglaterra e teve de ir a penaltis para decidir quem seria o primeiro semi-finalistas deste campeonato de selecções.
Cristiano Ronaldo jogou o jogo todo, ou seja, 165 minutos, uma vez que a partida teve de ir a prolongamento, após empate 2-2. Foi a primeira vez que o craque madeirense jogou o tempo todo pela selecção.
Mas a estrela seria mesmo Ricardo. O guarda-redes defendeu um penalti, sem luvas, e depois marcou o penalti que deu a vitória a Portugal e consequente apuramento. Foi uma autêntica explosão de alegria. “Beckham falhou a abrir, Rui Costa fez o mesmo, com 2-2, mas, já depois das cinco primeiras, Ricardo defendeu o pontapé de Vassell e apontou o 6-5 final...”, dava conta o DIÁRIO.