DNOTICIAS.PT
Madeira

Última tentativa para desbloquear o impasse no Programa de Governo da Madeira

Conheça os outros assuntos em agenda neste 24 de Junho, Dia Nacional da Pessoa Cigana e Dia Mundial do OVNI

None

O Governo Regional da Madeira reúne-se hoje com Chega, IL e PAN numa tentativa de consensualizar propostas para o Programa do executivo, a apresentar brevemente à Assembleia Legislativa. O encontro que contará também com a presença do CDS está agendado para as 15h30, no Salão Nobre do Governo Regional, da Avenida de Zarco. O convite partiu da Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia, que tutela dos assuntos parlamentares.

PS e JPP também foram convidados, mas já anunciaram que não vão estar presentes. Os socialistas justificaram a ausência por considerarem que esta reunião "é uma encenação" e "uma farsa". Por seu lado, o JPP disse que não quer "fazer parte de um encontro onde os intervenientes não têm credibilidade no uso da palavra, não são de confiança e praticam a mentira, com a ajuda dos meios de propaganda subsidiados pela região".

Na quarta-feira, o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, anunciou a retirada do Programa do Governo da discussão que decorria no parlamento madeirense, com votação prevista para o dia seguinte, quinta-feira.

O documento seria chumbado, uma vez que PS, JPP e Chega, que somam um total de 24 deputados dos 47 que compõe o hemiciclo, anunciaram o voto contra.

Na quinta-feira, o executivo madeirense indicou, em comunicado, que convidou todos os partidos com assento parlamentar para uma reunião, nesta segunda-feira, para consensualizar propostas para o Programa do executivo.

OUTROS EVENTOS NA AGENDA DESTA SEGUNDA-FEIRA

10h30 - Cerimónia militar comemorativa do Dia do Comando Territorial da Madeira da GNR, no Largo da capela de Santo António da Mouraria (junto à Assembleia), presidida pelo representante da República, Ireneu Cabral Barreto, e com presença de José Manuel Rodrigues

12h45 – O comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Veloso, é recebido em audiência pelo representante da República, Ireneu Cabral Barreto, no Palácio de São Lourenço

14h30 - Abertura da exposição “Histórias Bordadas – Arte pelas mãos de quem mais sabe”, na Biblioteca Municipal de São Vicente

14h30 - Visita ao Parque Ecológico no âmbito do trabalho realizado na prevenção de incêndios.

15h00 – O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, recebe em audiência, o comandante-geral da GNR, tenente-general Rui Veloso

18h00 - Celebração dos 50 anos da Nestlé na Madeira, com iniciativa no Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira (Caminho da Ribeira Grande)

18h00 – Continuação dos Altares de São João, com actuações da Banda Distrital do Funchal 'Os Guerrilhas', Grupo Folclore e Etnográfico da Boa Nova

18h00 – Continuação das Festas de S. João da Ribeira, com barracas comes e bebes, missa (18h30), procissão (19h30) e actuação de banda filarmónica (20h30) e Vitor Sousa Band (21h00) no Largo de S. João

18h30 - PS promove conferência de imprensa, com Paulo Cafôfo, na sede da Rua da Alfândega

21h30 – Concerto de Rui Veloso na Praça Padre Patrocínio Alves, em Santa Cruz, no âmbito do certame ‘Santa Faz’

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 24 DE JUNHO

1128 - A Batalha de S. Mamede em que derrotou os partidários de sua mãe, D. Teresa de Aragão, marca o início da governação do Condado Portucalense por D. Afonso Henriques.

1288 - D. Dinis casa-se com Isabel de Aragão.

1497 - As terras da América do Norte são vistas pela primeira vez pelo explorador John Cabot, ao largo da atual Halifax, Canadá.

1509 - Coroação de Henrique VIII de Inglaterra.

1717 - Inauguração da primeira Grande Loja Universal da Maçonaria, em Londres.

1793 - França adota a primeira Constituição Republicana.

1812 - As forças de Napoleão começam a invasão da Rússia.

1833 - Guerra Civil. O duque da Terceira desembarca no Algarve, na Alagoa. Chegará a Lisboa a 24 de julho.

1875 - A França arbitra, a favor de Portugal, o conflito com o Reino Unido sobre a soberania da baía de Lourenço Marques e os territórios a norte do Ambriz, na foz do Zaire.

1923 - Sai o primeiro número do semanário "O Raio".

1926 - Os jornais portugueses passam a inserir o aviso "Visado pela comissão de censura", que se manterá até 24 de abril de 1974.

1928 - Começa o II Congresso Feminista Português, que decorrerá até 28 de junho.

1935 - Morre, num acidente de avião, o francês Carlos Gardel, considerado o mais famoso dos cantores de tango da história. Tinha 44 anos.

1948 - A URSS inicia o bloqueio de Berlim, impedindo o tráfego rodoviário e ferroviário entre a cidade e o Ocidente.

1954 - A Índia retoma os enclaves de Dadrá e Nagar-Aveli.

1978 - É assassinado o Presidente do Iémen, Ahmed Hussein Ghashami, Ahmad al-Ghashmi. 

1984 - Declaração conjunta das Igrejas Católica Romana e Ortodoxa Síria assinada pelo Papa João Paulo II e o Patriarca ortodoxo de Antioquia.

1985 - Faro e Tânger assinam o acordo de geminação.

1987 - O Decreto-Lei n.º 251/87 aprova o primeiro Regulamento Geral sobre o Ruído.

1988 - Nasce o primeiro bebé gerado em Portugal pelo método de transferência de gâmetas na trompa, método Gift, nos Hospitais da Universidade de Coimbra.

1989 - Demissão de Zhao Ziyang de secretário-geral do Partido Comunista chinês, por não se ter oposto às manifestações na Praça de Tiananmen.

1991 - É inaugurada a ponte ferroviária de S. João, no Porto, da autoria do engenheiro Edgar Cardoso.

1992 - Hemofílicos portugueses, contaminados com o vírus da sida, por produtos administrados nos hospitais, processam o Estado

1993 - O Parlamento irlandês revoga a norma que considera ilegal a homossexualidade.

1994 - Os chefes de Governo da Áustria, Suécia, Finlândia e da Noruega assinam, na ilha grega de Corfu, os tratados de adesão dos respectivos países à União Europeia.

1997 - A Força Aérea dos EUA lança o relatório sobre o chamado incidente de Roswell, ocorrido em 1947, identificando como modelos em borracha os alegados extraterrestres autopsiados na base norte-americana.

2003 - A Organização Mundial de Saúde declara a Síndroma Respiratória Aguda erradicada de Pequim, China.

2004 - Futebol/Euro 2004. A seleção portuguesa qualifica-se para as meias-finais, com a vitória sobre a seleção inglesa, por 6-5 (grandes penalidades).

2005 - Segunda volta das eleições presidenciais no Irão dá a vitória ao ultraconservador Mahmud Ahmadinejad.

2006 - A Presidente das Filipinas, Gloria Arroyo, assina a lei que decreta a abolição da pena de morte.

- A atleta Vanessa Fernandes conquista o terceiro título europeu consecutivo do triatlo, em Autun, França.

2007 - O ministro das Finanças britânico, Gordon Brown, sucede a Tony Blair na liderança do Partido Trabalhista.

- O Supremo Tribunal do Iraque condena à morte três altos responsáveis do antigo regime de Saddam Hussein, pela morte de 182.00 curdos nos anos 80 - Ali Hassan al-Majid, primo de Saddam, conhecido por "Ali o Químico", Hussein Rachid al-Tikriti e Sultan Hachim Al-TAI, antigo ministro da Defesa.

- O guitarrista português Eurico Pereira vence a Competição Internacional de Música de Londres 2007, uma iniciativa do Anglo-Czechoslovak Trust.

2009 - Morre, aos 84 anos, o bioquímico Ruy Eugénio Pinto, fundador do curso de Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e director Científico do Instituto Rocha Cabral.

- Morre, com 69 anos, Nuno Barreto, pintor, fundador da Academia de Artes Visuais de Macau.

2011 - O economista italiano Mário Draghi, 63 anos, é nomeado presidente do Banco Central Europeu, sucedendo a Jean-Claude Trichet.

- Líderes europeus aprovam a adesão da Croácia à UE ao concluírem negociações preparatórias conduzidas desde 2005 com aquele país.

2012 - A tartaruga "Solitário George", o último exemplar de uma subespécie de tartarugas gigantes das ilhas Galápagos, Equador, e que se estimava ter cem anos, é encontrada morta.

- O K2 Joana Vasconcelos/Beatriz Gomes conquista a medalha de bronze na final dos 200 metros dos Europeus de canoagem, em Zagreb. A canoísta Teresa Portela conquistou a medalha de bronze em K1 200 metros.

- Morre, aos 63 anos, Conceição Morais, ex-deputada do PCP e antiga presidente da Assembleia Municipal no concelho de Sesimbra.

2013 - O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi é condenado por um tribunal de Milão a sete anos de prisão e à inabilitação perpétua para exercer cargos públicos pelo caso "Rubygate".

- O Conselho de Administração do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira adota a decisão de prolongar as maturidades dos seus empréstimos a Portugal e Irlanda, completando assim o processo de extensão dos prazos acordada para Dublin e Lisboa.

2014 - Morre, com 97 anos, Ramón José Velásquez Mujica, antigo Presidente da Venezuela.

- Morre, aos 98 anos, o ator norte-americano Eli Wallach. Em 2010, foi galardoado com um óscar honorário pela sua carreira no cinema.

2015 - O Parlamento Europeu aprova o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, conhecido como 'Plano Juncker', que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros de investimento público e privado nos próximos três anos.

2017 - O atleta João Pereira conquista o título europeu de triatlo na distância sprint, em Dusseldorf, Alemanha, uma semana depois de se ter sagrado campeão europeu na distância olímpica.

2018 - O antigo presidente do Sporting José Sousa Cintra é nomeado para a presidência da SAD do clube, em substituição de Bruno de Carvalho.

2020 - Covid-19: As Maratonas de Berlim, Alemanha, e Nova Iorque, EUA, duas das seis principais realizadas anualmente e com adiamento prévio para 27 de setembro e 01 de novembro, são canceladas.

- Morre o primeiro utente do lar de Reguengos de Monsaraz. São confirmados mais de 70 casos de infeção nesta instituição.

- O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting decide expulsar de sócio 26 dos envolvidos no ataque à Academia de futebol do clube e suspender quatro.

2021- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o diploma que executa, em Portugal, o regulamento europeu sobre o certificado digital da covid-19, assim como o decreto que prolonga o regime excecional de recrutamento para o Serviço Nacional de Saúde.

- O Conselho da União Europeia adota formalmente sanções à Bielorrússia, respondendo à "escalada de sérias violações de direitos humanos" e à aterragem forçada de um voo comercial em Minsk para a detenção de um opositor.

- A UEFA decide abolir a regra dos golos fora nas competições europeias de futebol, para desempatar eliminatórias em que as duas equipas somem o mesmo número de golos, a partir já da época 2021/2022.

2022 - O Supremo Tribunal dos Estados Unidos anula a protecção do direito ao aborto em vigor desde 1973 (processo "Roe vs. Wade"), numa decisão classificada como histórica que vai permitir a cada Estado decidir se mantém ou proíbe tal direito.

2023 - Os canoístas Kevin Santos e Teresa Portela conquistam a medalha de ouro na prova de K2 200 metros misto dos Jogos Europeus, sagrando-se campeões da Europa e conseguindo o terceiro ouro português em Cracóvia2023, Polónia

A câmara (de imagem) faz de cada pessoa um turista na realidade dos outros e, eventualmente, na sua própria realidade Susan Sontag (1933-2004), escritora e socióloga norte-americana.