DNOTICIAS.PT
Madeira

Grupo Sousa coloca desfibrilhadores ao serviço da população

Grupo investe aproximadamente 60 mil euros e proporciona formação aos seus colaboradores

None

O Grupo Sousa está a desenvolver um programa de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), que visa equipar com desfibrilhadores os seus vários edifícios, em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

Numa nota à imprensa, remetida esta tarde, o Grupo Sousa explica que pretende não só proporcionar aos seus colaboradores e visitantes uma resposta rápida perante emergências do foro cardíaco, mas também colocar à disposição da sociedade civil meios técnicos e humanos para o efeito.

Este projecto, com um investimento de, aproximadamente, 60 mil euros, pretende munir de equipamentos DAE 35 locais estratégicos, envolvendo a formação e certificação de 140 colaboradores do Grupo Sousa, tornando-os aptos para operarem estes dispositivos médicos.

Deste modo, em alinhamento com o ODS 3 (Saúde de Qualidade), o grupo empresarial prossegue a sua política e missão de compromisso com a saúde e segurança das suas pessoas, populações e comunidades onde se insere, promovendo e apoiando iniciativas que ajudam a salvar vidas.

A saber, o Desfibrilhador Automático Externo (DAE) é um equipamento utilizado na paragem cardiorrespiratória (PCR), que tem como função aplicar uma carga elétrica no tórax. Este dispositivo aumenta a probabilidade de sobrevivência e salvaguarda a qualidade de vida das pessoas que possam sofrer uma paragem cardiorrespiratória.

Conforme explica a nota informativa, este equipamento pode ser utilizado por não profissionais de saúde, preferencialmente com formação em Suporte Básico de Vida (SBV), tal como a que os colaboradores do Grupo Sousa estão a receber.