Governo Regional felicita Cardeal José Tolentino Mendonça pela distinção com o Prémio Pessoa
O Governo Regional da Madeira, através da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, felicita o Cardeal José Tolentino Mendonça que recebeu o Prémio Pessoa 2023, na passada quarta-feira, em Lisboa.
"O Cardeal Tolentino Mendonça, o madeirense, natural de Machico, que é poeta, escritor, investigador, professor e teólogo, destaca-se assim como a personalidade do ano em Portugal. Um homem que também foi conferencista na reunião magna da Diáspora Madeirense, o Fórum Madeira Global, em 2017", destaca o executivo regional em comunicado de imprensa.
O Governo da Madeira considera, assim, que este prémio traduz "o justo reconhecimento de uma personalidade ímpar da sociedade portuguesa. Um humanista que leva o nome da Madeira além-mar, através da poesia, dos ensaios e de toda a sua obra literária e de vida".
A mesma nota recorda que Tolentino Mendonça, "um homem de excepcional valor", foi agraciado com distinções várias. Nomeadamente: o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio Pen Club de Ensaio (2005), o Res Magnae (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2016), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e o Prémio Capri-San Michele (2017).
Recebeu ainda várias comendas como a Ordem do Infante D. Henrique e, por duas vezes, foi agraciado com a Ordem Militar de Sant´Iago de Espada, na passada quarta-feira.
Por tudo isto, o Governo Regional endereça felicitações ao Cardeal José Tolentino Mendonça