Comando Operacional da Madeira realiza exercício com drones nas serras
Imagens serão recolhidas na zona do Paúl da Serra, Fanal até à zona da Bica da Cana e transmitidas em directo no centro de operações no Funchal através das redes satélite militar e STRALINK
O Comando Operacional da Madeira volta realizar entre esta quarta e quinta-feira, dias 19 e 20 de Junho, um exercício com drones, desta feita denominado DRONEX 24.1 com recurso à operação de Sistemas Aéreos Não Tripulados (SANT) classe 1, categoria MINI.
A operação consiste em diversas missões realizadas na zona do Paúl da Serra, Fanal até à zona da Bica da Cana, onde serão recolhidas imagens de diferentes perspectivas, que em tempo real estarão a ser transmitidas para o Comando Operacional da Madeira.
Em nota emitida, o Comando Operacional da Madeira destaca que "será uma forma inovadora de streaming", já que o exercício simula que os modos actuais de comunicação estão inoperativos e que a única forma de comunicação, é por satélite.
Serão utilizados, pela primeira vez, para imagens recolhidas por drone, dois tipos de transmissão: satélite militar e a rede STRALINK. No Centro de Operações, as imagens serão trabalhadas no programa Pix 4D, software de interpretação de imagem com avançados algoritmos de fotogrametria para transformar imagens em modelos 3D. O modelo será analisado por um Estado-maior, que vai definir uma modalidade de ação a seguir no terreno. Estas imagens em 3D serão remetidas aos operacionais no terreno, pela mesma via, satélite, que podem ser vistas em telemóvel ou tablet. COM
O emprego de drones "torna-se um multiplicador de força militar e permite aumentar a capacidade em acções de natureza militar, na recolha de informações ou em acções de duplo uso, em cooperação com outras forças, permite a aplicação ao nível táctico em missões isoladas ou integradas", realça.