Pedro Ramos explica que as listas de espera são ordenadas por critérios clínicos
"Não existe posição nas listas de espera, porque as listas não são por data, são por critérios clínicos", afirmou Pedro Ramos, em resposta a uma pergunta de Patrícia Spínola (JPP) que perguntou se a melhor maneira de saber qual a posição nas listas era "telefonar para o secretário".
A redução das listas de espera, garante o secretário regional de Saúde e Protecção, vai envolver, além do SESARAM, todo o Sistema Regional de Saúde, através de acordos já existentes com entidades privadas para "aumentar a produção adicional".
Questionado sobre os cheques-cirurgia,, sublinhou que essa medida tem sido muito pouco utilizada pelos utentes ao nível nacional.
Ainda em relação às listas de espera, destacou as medidas adoptadas para actualização e acabar com duplicação de requisições.
Pedro Ramos foi ainda questionado sobre as altas problemáticas e deu exemplos de medidas, já em curso, para acolher pessoas em situação frágil, diminuindo a pressão sobre os hospitais.
Na saúde mental, destacou o grande reforço na Psiquiatria, que este ano passou a ter atendimento nas urgências e as medidas para responder os problemas criados pelo consumo de drogas.