Ronaldo e Deco decisivos para passagem aos ‘oitavos’ do Mundial de 2006 na Alemanha
‘Canal Memória’ viaja pelas prestações da selecção portuguesa retratadas nas edições de 18 de Junho
No dia em que a selecção portuguesa de futebol faz a sua estreia no Euro2024, fomos percorrer as edições de 18 de Junho, dos últimos anos, para encontrar notícias sobre a prestação portuguesa nas competições com seleções nacionais. Em 2006, os golos de Cristiano Ronaldo e de Deco tinham sido decisivos para seguir em frente no Mundial.
Com a família na bancada, o craque madeirense Cristiano Ronaldo foi importante para a vitória de Portugal frente ao Irão, por 2-0, que garantiu a passagem aos oitavos de final da competição. Curiosamente, esse campeonato do Mundo disputava-se na Alemanha, onde este ano se joga o Europeu.
A verdade é que a selecção joga hoje, com Ronaldo, mas sem Deco, o outro goleador em 2006. O encontro está agendado para as 20 horas, frente à Chéquia. Pode acompanhar a partida na Fan Zone montada na Praça da Restauração, no Funchal, numa iniciativa do DIÁRIO.
E por falar em Alemanha, na edição de 18 de Junho de 2008, o DIÁRIO dava conta de que Cristiano Ronaldo estaria apto para jogar frente à selecção alemã, pese embora tivesse estado ausente do treino. Em causa o encontro par os quartos-de-final do Euro. “Face a algumas queixas nos gémeos, optámos que treinasse no ginásio, juntamente com o fisioterapeuta António Gaspar. Tenho a certeza que vai estar a 100 por cento no jogo de quinta-feira”, dizia o médico Henrique Jones.
Nesta viagem pelas edições sobre a selecção, encontrámos a primeira página de 18 de Junho de 2012, em que se dá conta de que “Ronaldo foi um pai”. O madeirense marcou os dois golos da seleção portuguesa no jogo frente à Holanda, que ganhámos por 2-1, seguindo em frente no Euro2012, curiosamente para jogar frente… à República Checa.
Já no Euro2000 foi Costinha quem brilhou com um golo que deu a vitória a Portugal, já nos descontos, frente à Roménia. Estava assim nos quartos-de-final da competição.