Resposta a carta de leitor

Ao longo das suas 17 edições, muito se tem dito e publicado sobre o Mercado Quinhentista, ainda que nem sempre de forma idónea.

Perante o reiterar de algumas afirmações de Zita Cardoso em que se apropria da origem do evento, escritas e registadas na imprensa regional, que não correspondem à verdade, mas que repetidas podem suscitar interpretações dúbias, a Comissão Organizadora do Mercado Quinhentista sente-se no dever de, embora já o tivesse feito em 2015, se pronunciar uma vez mais sobre a origem e autoria do Mercado Quinhentista.

Ao contrário do que afirma Zita Cardoso numa carta de leitor, publicada no Diário de Notícias a 11 de junho de 2024, onde reivindica a autoria do evento, “feito em reunião na Câmara Municipal de Machico com o então Presidente Emanuel Gomes e o adjunto António Nóbrega”, o Mercado Quinhentista que, desde 2006, tem sido organizado na baixa de Machico é da autoria da Escola Básica e Secundária de Machico. A ideia surgiu no grupo disciplinar de História como uma proposta para o Plano Anual de Atividade que, rapidamente, agregou um grupo de professores multidisciplinar, movido pelo objetivo de promover uma atividade que abrisse a escola à comunidade. A iniciativa ganhou dimensão e consistência, tendo sido apresentada à Direção da Escola que, posteriormente, e dadas as suas proporções, pediu apoio à Câmara Municipal de Machico. Assim o comprovam os professores que estiveram na origem da atividade, a Direção Executiva da Escola e o então Presidente da Câmara Municipal de Machico, bem como as atas número 46 e 47 do Grupo Disciplinar de História, de 1 de fevereiro e 8 de março de 2006, respetivamente, e o Voto de Congratulação atribuído pela Câmara Municipal de Machico, aprovado por unanimidade em reunião datada de 22 de junho de 2006, onde a Escola Básica e Secundária de Machico é agraciada como “a entidade organizadora [do projeto cultural] Mercado Quinhentista”.

Fica, assim, assente que o projeto MQ que hoje se vivencia em Machico nasce no seio da Escola Básica e Secundária de Machico, no ano letivo de 2005/6, tendo sido o primeiro MQ, graças ao apoio da Câmara Municipal de Machico, parceira do evento desde o primeiro momento, realizado fora dos muros da escola, no adro da igreja matriz, no dia 9 de junho de 2006, e não em 2007, como afirma Zita Cardoso na referida carta do leitor. Aliás, é importante referir que, em 2007, aquando da preparação da 2º edição do MQ, a Comissão Organizadora estabeleceu um contacto com Zita Cardoso, então presidente da ACIM, Associação Comercial e Industrial de Machico, no sentido de apoiar e envolver os seus associados no projeto, do qual resultou apenas conversas, intenções e uma mão cheia de nada.

O Mercado Quinhentista é um projeto pedagógico e de envolvência da comunidade, porque assim foi delineado pela Comissão Organizadora que, após 17 edições, continua a ser composta por professores da Escola Básica e Secundária de Machico, empenhados em manter a essência educativa do projeto, ainda que a sua exequibilidade só seja possível com o apoio de muitos!!!

Esta é a origem do Mercado Quinhentista que se realiza em Machico. Tudo o que, para além disto possa ser dito é mera procura de palco, que não queremos, nem vamos, continuar a alimentar.

A comissão organizadora do Mercado Quinhentista de Machico (EBSM)