Câmara do Funchal apoia arte inclusiva na Nazaré
Projeto da Olho.te ganha maior expressão com catálogo de murais ao ar livre
“Luz ao Fundo do Túnel” é o projecto inclusivo, desenvolvido pela Olho.te – Associação Artística de Solidariedade Social, que junta artistas e a população do Bairro da Nazaré, que traz a cultura para as ruas, através da pintura. O envolvimento das pessoas procura a transformação de mentalidades, de atitudes, de ideias e conceitos pré-concebidos.
O projecto pretende ainda promover o desenvolvimento de uma identidade sociocultural do maior bairro do Funchal, assinala o gabinete da presidência da CMF em comunicado de imprensa.
O nome do projecto 'Luz ao Fundo do Túnel' remete para a ideia de ser urgente gerar luz na vida das pessoas que ainda não a encontraram e que se querem sentir incluídas e integradas na comunidade e nos projetos comunitários.
A Câmara Municipal do Funchal (CMF) apoia anualmente com 37 mil euros a Associação Olho.te, através dos Apoios ao Associativismo e Atividades de Interesse Municipal, porque acredita na importância das iniciativas desenvolvidas, como evidenciou Cristina Pedra, presidente do município.
O projecto leva-nos a uma visita guiada aos túneis do Bairro da Nazaré, que foram intervencionados por Fátima Spínola, Cristiana de Sousa, Miguel Barros, Carmen Molina, Marcos Milewski, Marco Fagundes, Martim Velosa, Rafaela Rodrigues, C´marie e Egrito, estando previsto já uma nova intervenção, este ano, com Maria João Gouveia.
Catálogo valoriza arte nos murais
Com o objectivo de engrandecer estas intervenções, a equipa da CMF desenvolveu uns acrílicos, em QR Code, com a identificação de cada obra e artista, colocados em cada mural para facilitar a sua leitura e percepção.
Além disso, foi desenvolvido um catálogo de todas as obras, em formato livro, numa espécie de catálogo de exposição ao ar livre, para o qual a autarquia despendeu 2.500 euros.
Novo projecto de teatro em Outubro
Além do apoio financeiro,e da colaboração deste projecto, a CMF tem já em andamento um outro trabalho em parceria com a Associação Olho.te, de 2 a 4 de Outubro de 2024, no Teatro Municipal Baltazar Dias e no Auditório do Jardim Municipal.
O I Encontro Internacional de Teatro Comunitário irá apresentar um programa extremamente rico, com a participação dos principais stakeholders do mundo sobre este tema.
Além disso, será uma oportunidade para divulgar os muitos projectos de qualidade que são apoiados pela CMF no âmbito das artes participativas, nomeadamente o Grupo de Teatro da Universidade Sénior e o projecto Trégua.