‘100 Diferenças’ integrou 47 pessoas com deficiência no mercado de trabalho
No âmbito das medidas de emprego apoiado, o Programa ‘100 Diferenças’ já integrou, desde 2022, 47 pessoas com deficiência.
Deste número, 23 está a cumprir estágio de inserção, outros 23 estão inseridas no Programa Inserção Social e uma outra pessoa foi abrangida pelo Incentivo à Contratação.
Esta foi uma das medidas recordadas, esta manhã, pela secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude. Ana Sousa encerrou, na Ribeira Brava, o debate ‘Acessibilidades Especiais - Construindo futuros inclusivos’, uma iniciativa promovida pela Associação ‘Os Especiais’ que juntou vários intervenientes e da qual saíram diversos contributos para as políticas direccionadas para as pessoas com deficiência.
O Governo Regional tem percorrido um caminho de investimento nas políticas sociais destinadas à pessoa com deficiência. É uma responsabilidade e um compromisso que temos assumido ao longo de décadas e que passa por políticas de saúde e de educação, mas também por políticas sociais de reabilitação e de integração no mercado de trabalho Ana Sousa, secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude
A governante lembrou ainda outras medidas implementadas pelo Governo Regional como a Estratégia Regional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, o Apoio à Deficiência Profunda e Lar Residencial, o Laboratório Vivo, ambos localizados no Centro de Inclusão Social da Madeira.
"É um imperativo criar todas as condições para que as pessoas com deficiência tenham um acesso equitativo às oportunidades, e que possam, elas próprias, tomar as decisões relativamente à sua vida. Este é o futuro e é este o projecto que o Governo Regional está a trabalhar, para tornar a nossa sociedade cada vez mais inclusiva e equitativa", referiu ainda.
Ana Sousa enalteceu ainda, as empresas regionais presentes, no que respeita à responsabilidade social , no seguimento da entrega de 14 cadeiras de rodas e quatro almofadas anti escaras, uma doação da Rodoeste, com produtos da ‘Madeira Saúde’.
A transportadora madeirense apresentou também alguns dos 20 autocarros adaptados às pessoas com mobilidade reduzida, adquiridos recentemente.