DNOTICIAS.PT
Madeira

Comunidade energética de autoconsumo colectivo criada no Parque Empresarial da Ribeira Brava

Presidente do Governo Regional visita hoje as instalações

Parque Empresarial da Ribeira Brava
Parque Empresarial da Ribeira Brava, Foto ASPRESS 2005

A Diocese do Funchal foi criada há 510 anos

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita pelas 11 horas desta quarta-feira, 12 de Junho,  a primeira comunidade de energia renovável e de autoconsumo da Madeira Parques Empresariais, localizada no Parque Empresarial da Ribeira Brava. 

Trata-se de um investimento privado, da sociedade Madeiravolt, Lda, sedeada no Funchal, entidade que se dedica à instalação e à exploração de parques fotovoltaicos. A energia produzida é, depois, comercializada através da aplicação dos conceitos de comunidades de energia renovável e de autoconsumo colectivo, constituídas por um conjunto de consumidores que, através de uma instalação partilhada, produzem de forma total ou parcial a sua própria energia.

A sociedade Madeira Volt Lda. procedeu à instalação do primeiro sistema de Autoconsumo Colectivo no Parque Empresarial da Ribeira Brava, dinamizando assim, na Região, o conceito de autoconsumo colectivo e contribuindo para a descarbonização dos Parques Empresariais na Madeira.

A infra-estrutura representa um investimento de 65 mil euros, integrando 80 painéis com capacidade para produzir 50 kilowatt-hora. Por agora, a comunidade integra cinco membros para consumo da energia partilhada. 

Outras iniciativas que marcam a agenda regional neste que é o centésimo sexagésimo quarto dia do ano, em que faltam 202 dias para o fim de 2024:

- 10 horas - O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, recebe, em audiência na Quinta Vigia, o Sindicato dos Trabalhadores da Função da Região Autónoma da Madeira (STFP-RAM);

- 10 horas – Os Especiais - Associação de Inclusão Social promove o evento ‘AcessibilidadESspeciais, construindo futuros inclusivos’ na Praça na Frente Mar, junto ao Forte da Ribeira Brava com a presença da secretária regional para a Inclusão e Juventude, Ana Sousa às 12 horas;

- 10 horas - O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, estará presente, na cerimónia de entrega de Diplomas de Mérito a alunos do 12.º ano de escolaridade da Escola Secundária de Francisco Franco, que terá lugar no ginásio central deste estabelecimento de ensino;

- 10h30 – O Partido Socialista da Madeira realiza uma conferência de imprensa na Praça do Mar (CR7);

- 11 horas - Conferência de representantes dos partidos com assento na Assembleia Legislativa da Madeira para marcar a instalação das comissões;

- 12 horas – A Câmara Municipal do Funchal promove a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso de montras ‘Funchal em Flor’ no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal;

- 12 horas – O Juntos Pelo Povo realiza uma conferência de imprensa na Assembleia Legislativa da Madeira;

- 12 horas –A mesa do Centro Internacional de Negócios da Madeira – Serviços na Associação Comercial e Industrial do Funchal toma posse;

- 14h30 – O Partido Social Democrata da Madeira promove uma conferência de imprensa na Assembleia Legislativa da Madeira;

- 19 horas - Tomada de posse dos Órgãos Sociais do Grupo Recreativo Cruzado Canicense no Complexo Desportivo do GRC Canicense;

- 19h30 - Cerimónia de apresentação da VI edição do torneio nacional de futebol infantil organizado pelo CS Juventude de Gaula no Complexo Desportivo de Gaula;

- 20 horas - Festa de Santo António.

Principais acontecimentos registados a 12 de Junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil:

1514 - Leão X cria a Diocese do Funchal;

1665 - A cidade de Nova Iorque é submetida à lei inglesa;

1834 - É fundada a Associação Comercial de Lisboa, com núcleo de 277 empresários, e na sequência da extinção do antiquíssimo Regulamento dos Comerciantes de Lisboa e Porto (1293);

1875 - A figura do Zé Povinho, criada por Rafael Bordalo Pinheiro, aparece pela primeira vez na revista Lanterna Mágica;

1879 - Começa a publicação do jornal satírico "O António Maria", editado e dirigido por Rafael Bordalo Pinheiro;

1901 - São criados os Serviços Centrais de Beneficência Pública, em Portugal;

1937 - A purga estalinista toma forma efetiva, depois da morte de velhos militantes bolcheviques em janeiro, com a execução dos generais do Exército Vermelho acusados de alta traição;

1940 - II Guerra Mundial. Portugal e Espanha divulgam a declaração conjunta de neutralidade;

1944 - É suspensa a exploração de volfrâmio em Portugal;

1944 - II Guerra Mundial. Holocausto. As forças nazis de ocupação ordenam o rapto de todas as crianças polacas, entre os 10 e os 14 anos, para trabalhos forçados;

1947 - O representante de Oliveira Salazar na Conferência de Paris, Caeiro da Mata, assegura que "as felizes condições de Portugal fazem com que o país não precise de ajuda".

1958 - Início do surto grevista em Lisboa, Ribatejo, Alentejo e Algarve, num protesto à fraude que impediu a eleição de Humberto Delgado para a Presidência da República.

1964 - Nelson Mandela, líder da luta anti-apartheid na África do Sul, é condenado a prisão perpétua por "sabotagem".

1967 - O Supremo Tribunal dos EUA determina a nulidade das leis dos Estados do Sul que proíbem casamentos inter-raciais.

1975 - A primeira-ministra indiana, Indira Gandhi, é condenada por corrupção e impedida de exercer cargos públicos durante seis anos.

1985 - Cerimónia de assinatura do Tratado de Adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. No mesmo dia é assinado o Tratado de adesão de Espanha, em Madrid. Portugal entrará formalmente na CEE a 1 de janeiro de 1986.

1987 - O ditador do antigo Império Centro-africano Jean-Bedel Bokassa é condenado à morte em Bangui.

1989 - Entra em vigor a "Directiva-quadro" diretiva europeia sobre higiene e segurança no trabalho.

1991 - 150 milhões de russos vão às urnas para as primeiras eleições presidenciais. Boris Ieltsin é eleito Presidente, com 57,3 por cento dos votos.

2004 - Abre o Euro 2004, com a derrota da equipa portuguesa frente à Grécia por 1-2.

2005 - A jornalista francesa Florence Aubenas e o guia iraquiano Husein Hanun são libertados no Iraque, após 157 dias de sequestro.

2007 - O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, é acusado do crime de corrupção desportiva no âmbito das investigações do processo Apito Dourado ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora, em 2004.

2009 - A proposta do Governo de alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos e da educação pré-escolar para crianças de cinco é aprovada por unanimidade na Assembleia da República.

2010 - O Parlamento islandês aprova, com 49 votos a favor e nenhum contra, uma lei que autoriza o casamento "matrimónio neutral", entre pessoas do mesmo sexo. A Islândia passa a ser o nono país a permitir o casamento homossexual, depois da Holanda, Espanha, Bélgica, Canadá, América do Sul, Noruega, Suécia e Portugal.

2011 - O acampamento na Porta do Sol, em Madrid, começa a ser levantado, quatro semanas depois do início do protesto contra a atitude da polícia que tinha desalojado com violência vários elementos dos "Indignados".

2013 - O Fundo Monetário Internacional analisa a sétima avaliação da 'troika' a Portugal e aprova o pagamento da oitava 'tranche' do empréstimo acordado, no valor de 657,47 milhões de euros.

2016 - Um tiroteio num clube noturno em Orlando, Florida, nos EUA, o pior na história do país, provoca 50 mortos e mais de 53 feridos. O autor dos disparos, Omar Mateen, cidadão norte-americano de origem afegã, morre durante a troca de tiros. O grupo extremista Estado Islâmico reivindica a autoria, no dia seguinte, dizendo ter sido cometido por um "soldado do califado".

2018 - A cimeira histórica entre o Presidente dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte tem início, em Singapura. Os dois líderes assinam "um importante e detalhado documento", segundo Donald Trump, que vai permitir ao "mundo ver uma grande mudança", segundo Kim Jong-un.

2019 - Uma nova manifestação, em Hong Kong, contra a lei da extradição fica marcada por confrontos violentos com a polícia, que causam mais de 100 feridos e pelo menos 11 detenções.

2020 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o decreto-lei do Governo que consagra a eleição indireta dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

2020 - Entra em vigor em Hong Kong a polémica lei do hino nacional chinês, que pune quem insultar a "Marcha dos Voluntários" com pena de prisão até três anos, após a sua aprovação em 04 de junho.

2021 - O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020 de futebol, é interrompido aos minutos 43, depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado, em Copenhaga.

Pensamento do dia:

Sendo o cómico a intuição do absurdo, ele afigura-se-me mais desesperante do que o trágico. Eugene Ionesco (1912-94), dramaturgo de origem romena.