Conservatório promove recitais descentralizados de cordofones tradicionais
A partir desta terça-feira e até 19 de Junho, o Conservatório – Escola das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode, promove recitais de cordofones em três municípios da Região: Santa Cruz, Machico e Santana. Estes momentos, que contam com direcção artística do professor Roberto Moniz, pretendem ser uma apresentação descentralizada do trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, com alunos que praticam estes instrumentos. Todos os eventos têm entrada livre, limitada à lotação das respectivas salas.
De forma a cumprir com os objectivos do projecto educativo estabelecido para a lecionação dos instrumentos tradicionais madeirenses, a intenção destes recitais é levar a música e a cultura para fora dos grandes centros urbanos e criar oportunidade de testemunhar, 'in loco', a relação entre as populações locais e os jovens artistas do Conservatório. Os instrumentos ditos da tradição são explorados com novas linguagens, contribuindo para um reforço da identidade do Conservatório enquanto instituição aberta à pluralidade e interação de linguagens artísticas da actualidade, acabando com a delimitação do conceito tradicional e encontrando várias formas de estreitar as fronteiras entre o passado e o presente e originar mudanças metodológicas mais modernistas.
Os recitais decorrem esta quarta-feira, pelas 18 horas, na Casa do Povo da Camacha; a 13 de Junho, pelas 18 horas, no Solar do Ribeirinho, em Machico; e no dia 19 de Junho, pelas 15 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana.
Estes eventos serão protagonizados por alunos da Sede e do Polo de Machico do Conservatório, do Ensino Artístico Especializado e do Ensino Profissional, individualmente, enquanto solistas, e em grupo, enquanto Ensemble de Cordofones Madeirenses.