JPP afirma que despesas do Gabinete de José Manuel Rodrigues "sobem 884%"
Na manhã desta terça-deira, 11 de Junho, Élvio Sousa foi o porta-voz de uma conferência de imprensa levada a cabo pelo Juntos Pelo Povo (JPP), na sala de imprensa da Assembleia Legislativa da Madeira, onde abordou o "despesismo" e o aumento dos gastos de José Manuel Rodrigues, na presidência da Assembleia Legislativa da Madeira, afirmando que em comparação ao antecessor apresentam uma "subida astronómica de 884%".
“O trabalho de escrutínio do JPP passa pela divulgação a todos os madeirenses onde o seu dinheiro é aplicado. A este respeito, existem actualmente três "almas gémeas", campeões do despesismo e dos gastos principescos: Além de Albuquerque e Calado (seguido por Cristina Pedra), temos a conduta sumptuosa de José Manuel Rodrigues à frente da Assembleia”, apontou o líder do JPP.
A verdade é esta: as despesas com transportes durante o 'reinado' de José Manuel Rodrigues na presidência da Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), quando comparadas com as realizadas pelo seu antecessor, Tranquada Gomes, apresentam uma subida astronómica de 884%. Passam dos 25,6 mil euros (2019) para os 252,3 mil euros (2022)". Élvio Sousa,
Revela ainda que "estas despesas dizem respeito apenas aos valores que foram gastos pelo Gabinete do Presidente, estando excluídas destas contas as verbas destinadas ao funcionamento dos diferentes serviços da ALRAM".
“Feitas as contas, e somando todas as rubricas, 'ajudas de custo', 'transportes', 'deslocações e estadas'; 'consultadoria' e 'publicidade' constata-se uma subida média na ordem dos 137%, entre 2019 e 2022, com as despesas a crescer dos 172,8 mil euros para os 409,2 mil euros”, constatou o parlamentar.
Élvio Sousa sustenta que é necessário "andar em cima deste despesismo", acrescentando que, em relação ao pedido de todas as facturas, "estão a adiar a entrega, buscando manobras para que a verdade não venha ao de cima, pois só eles sabem o que temem ou têm a esconder. Nós vamos utilizar todos os meios ao nosso dispor para que a transparência seja cumprida, nomeadamente todas as despesas relativas a 'ajudas de custo', 'deslocações e estadas', 'custos de representação', 'transportes' e 'publicidade' pelo Gabinete do presidente da Assembleia”, concluiu.