Câmara de Lobos faz Diagnóstico Social
Estudo foi apresentado esta sexta-feira
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos procedeu à revisão do Diagnóstico Social do concelho. Os resultados do estudo foram apresentados esta sexta-feira, 31 de Maio, no MIM-Museu de Imprensa da Madeira.
O diagnóstico integra cinco relatórios de cada freguesia do município que iluminam a sua realidade social, abordando áreas como: território e população, saúde e ambiente, habitação, acessibilidade e mobilidade, educação e formação, economia e desenvolvimento, proteção social, proteção civil e segurança pública, tempos livres, cultura, lazer e cidadania, e juventude e desporto.
O documento visa não apenas fornecer uma radiografia precisa da actual situação social, mas também actuar como catalisador para discussões construtivas e colaborativas, fortalecendo a localidade e a comunidade.
O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Leonel Silva, sublinha a importância da ferramenta enquanto instrumento de decisão política: "Este Diagnóstico Social é fundamental para compreendermos as necessidades e potencialidades não só do Concelho no seu todo, mas também de cada freguesia em particular, permitindo-nos tomar decisões mais informadas e direcionadas para promover o bem-estar da nossa população. Através deste estudo, temos agora uma ferramenta robusta que nos ajuda a planear de forma estratégica e a implementar políticas públicas que realmente respondam às realidades locais."
O estudo utilizou uma abordagem abrangente e participativa, combinando métodos quantitativos e qualitativos, e envolveu a comunidade local, equipas de trabalho e principais decisores. Entre as etapas metodológicas destacam-se o levantamento documental e de indicadores estatísticos, sessões de trabalho participativas com a Plataforma Concelhia de Parceiros de Câmara de Lobos, entrevistas em profundidade aos Presidentes da Junta de Freguesia, inquéritos sociais à população, grupos focais (focus groups), e inquéritos aos responsáveis das entidades. CMCL