DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Itália faz as honras do Festival do Atlântico

None
Foto Arquivo/ASPRESS

O primeiro espectáculo piromusical do Festival do Atlântico 2024 é já amanhã, sábado, dia 1 de Junho, no Funchal, pelas 22h30, com a Itália a 'fazer as honras da casa'.

A empresa italiana 'Fireworks Lieto Srl' traz o tema 'O Ciclo da vida...' e pretende fazer uma viagem pelas emoções, lembrando que somos filhos desta terra onde considera que estamos em perigo de alguma forma, ou porque um país próximo está em guerra ou que o nosso país está entrando numa.  Daí que apontem que o amor e a paz não devem parar de combater este ódio e através da música e dos espetáculos evocativos querem gritar ao mundo que estamos aqui.

Não obstante, o espectáculo piromusical de amanhã, o Festival do Atlântico, um evento da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, inicia hoje, com a abertura do Mercadinho 'Sunset Verão', na Praça do Povo e prolonga-se até o dia 23 de Junho.

Esta iniciativa decorrerá todos os dias com os horários de domingo a 5.ª feira, das 16h00 às 00h00, sendo que na 6.ª feira e no sábado, encerra uma hora mais tarde.

Estão programadas emissões de rádio, 19 concertos, e animação com DJ Set.

Na edição deste ano do Festival do Atlântico há a evidenciar a novidade que constitui a 'Ópera no Pico', a realizar na Fortaleza de São João do Pico, nos dias 1, 8, 15 e 22 de Junho.

Referência, ainda, para os espectáculos de artes circenses, que estão de volta à Praça do Povo, nos dias 21, 22 e 23 de Junho, pelas 21h30. Nesta edição apresentam o tema 'Sky Light'.

No que se refere aos espectáculos piromusicais, nos dias 8 e 15, participam igualmente no Concurso Internacional de Fogo de Artifício da Madeira (CIFAM), além de Itália, França e Inglaterra, todos com a duração de 20 minutos.

A 8 de Junho, a 'Feerie S.A.S', da França, desenvolve o tema 'Eletro Swing' e funde a energia positiva deste género musical com efeitos pirotécnicos, proporcionando ao público uma experiência sensorial inesquecível. Por isso, a empresa fará o possível para criar uma sincronização perfeita entre música, luzes e cores para cativar e surpreender todos os espectadores.

A 15 de Junho, a empresa 'Fully Fused Firewoks', de Inglaterra, surge com o tema 'Décadas' com uma trilha sonora especialmente elaborada, que representa fundamentalmente os ritmos, as mudanças e as evoluções dos fogos de artifício. Será este conjunto de músicas que a empresa visa estimular quem assistir, despertando sensações que se materializam e se expressam na coreografia.

Inclui músicas do Reino Unido, com algumas excepções no início e no final. São do género Pop & Rock, das últimas décadas, e pretendem levar o público numa viagem mítica dos anos áureos dos anos 60 do século passado até aos dias de hoje, com temas que ficaram no ouvido de todos.

O objectivo das três empresas internacionais é o de alcançar o 'Troféu do Atlântico', atribuído por um júri, assim como o 'Troféu Madeira Tão Tua', escolhido pelo público. A votação pode ser feita através de tômbolas colocadas no centro comercial Plaza Madeira, e no Posto de Informação Turística da Direcção Regional do Turismo, na Avenida Arriaga, e na noite de cada espectáculo, no Cais do Funchal.

Os resultados do Concurso Internacional de Fogo de Artifício da Madeira serão conhecidos no dia 22.

As apresentações de encerramento, a cargo da empresa organizadora do evento, a Macedo’s Pirotecnia, decorrerão no Funchal, no dia 22, às 22h30, e no dia 23, no Porto Santo, às 23h59, ambos com o tema 'Quimera'. 

De referir ainda que, integrado no Festival do Atlântico, realiza-se em Machico, no âmbito do Mercado Quinhentista, no dia 7 de Junho, pelas 23h00, um espectáculo pirotécnico denominado 'Fogo da Purificação'.