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País

Microsoft e da GNR envolvem mais de 48 mi crianças em programa de Literacia Digital

No âmbito do Dia Mundial da Criança, as duas entidades divulgam os primeiros resultados das ações de sensibilização a decorrer a nível nacional

Foto DR/GNR
Foto DR/GNR

Nos últimos 4 meses, várias ações de sensibilização nas escolas promovidas pela Microsoft Portugal e pela GNR e, hoje, no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Criança, divulgam os primeiros resultados desta iniciativa que continua a decorrer a nível nacional.

"Em Portugal, desde o início deste ano e até ao final do mês de maio, a Microsoft Portugal e a GNR já realizaram mais de 1.296 sessões de sensibilização em 4.251 escolas em todo o país, as quais contaram com a participação de 49.160 pessoas, com destaque para as 48.226 crianças e adolescentes a frequentar o 1.º ciclo (33%), 2.º ciclo (57%) e 3.º ciclo e secundário (10%) de escolaridade", explica a GNR em nota divulgada hoje. "A forte adesão a este programa é notória igualmente nos adultos, neste período entre pais, professores e comunidade sénior, foram registadas mais de 900 participações, o que representa um dado importante para a consciencialização sobre os riscos inerentes à utilização da Internet entre as diversas gerações", assegura.

Nas contas destas acções, "entre as principais regiões, Aveiro, até ao momento, registou o maior número de participantes, mais de 5.900 participantes, seguida de Lisboa com mais de 5.500, do Porto com 4.545, de Setúbal com 3.342 e de Braga com 4.502 participantes. As sessões gratuitas foram dirigidas a alunos, professores, encarregados de educação e comunidade sénior de todo o país, com a ajuda de 144 voluntários da Microsoft Portugal e mais de 400 militares da GNR. O objetivo inicial mantém-se inalterado, o de reforçar a literacia digital e sensibilizar para os princípios básicos de segurança na Internet".

Ao mesmo tempo, "e com a missão de conseguir chegar a cada vez mais pessoas, tanto a nível nacional, como internacional, as ações de sensibilização continuam a ir além fronteiras e nestes quatro meses já chegaram a um total de 150 crianças do 1.º Ciclo em Bucareste, Roménia", exemplifica.

"Estas ações de sensibilização, que são entregues todos os dias, ao longo do ano, pelos voluntários da Microsoft Portugal e pelos militares da GNR, procuram abordar temas como a importância da Cidadania Digital, a Inteligência Artificial e como esta pode ajudar no dia-a-dia, os perigos da desinformação e das notícias falsas, cyberbullying e o furto de identidade, a privacidade e segurança dos dados e a dependência da internet", acrescenta.

Assim, no âmbito do Dia Mundial da Criança, "importa ainda recordar algumas das conclusões do último estudo anual da Microsoft, Online Safety Survey 2024, nomeadamente o facto da desconfiança na utilização da internet ter aumentado 3% face a 2023 e situar-se neste momento nos 45%, com a incapacidade de limitar o tempo online a ser um dos principais desafios entre pais e tutores. Com a exposição online e respetivo aumento da desconfiança na utilização da internet, a Microsoft deixa um conjunto de boas práticas para todos os que diariamente estão em contacto com o mundo digital":

  • Nunca fornecer dados pessoais (nome, idade, foto, morada, escola...) e desconfiar sempre de quem pede este tipo de informação;
  • Muitos jogos online contêm vírus, motivo pelo qual não podemos fazer o download se não for de uma fonte oficial e segura;
  • Não falar online com pessoas desconhecidas;
  • Evitar redes Wi-Fi públicas não seguras;
  • Manter o software sempre atualizado e utilizar a autenticação de duplo fator – caso não exista esta opção, escolher passwords difíceis de descobrir;
  • Quem pode ajudar? Pais, professores, educadores, forças de segurança ou linhas de apoio."