DNOTICIAS.PT
Foto Miguel Espada/Aspress
Explicador Madeira

Cinco perguntas e respostas sobre o feriado que se celebra hoje

Hoje é feriado nacional, Dia do Corpo de Deus. Qual a origem e o significado desta celebração, quais são as tradições e onde se comemora? Eis algumas dúvidas a que damos resposta.

O que se celebra neste dia feriado?

É o Dia do Corpo de Deus, também conhecido nalguns países por Corpus Christi, um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira. A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre 21 de Maio e 24 de Junho. Enquanto o Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, o Corpo de Deus é celebrado 60 dias depois.

Qual é a origem desta celebração?

A celebração tem origem nas visões da freira belga Juliana de Mont Cornillon no século XIII. Deus apareceu-lhe e manifestou o desejo de comemorar a Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Em 1264 o Papa Urbano IV instituiu oficialmente esta festividade através da bula ‘Transiturus de hoc mundo'.

Quais são as tradições deste dia?

As tradições incluem procissões, festas religiosas e a celebração das primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens. Os tapetes de flores que se fazem na Madeira são uma tradição enraizada em vários países de tradição latina, como o Brasil e Espanha. Estas criações artísticas, feitas com elementos naturais, são usadas para enfeitar as ruas durante a procissão do Corpo de Deus. Os tapetes representam a caminhada de Cristo entre nós e são um sinal de devoção e respeito à Eucaristia. Durante a procissão, o Santíssimo Sacramento é carregado sobre os tapetes, simbolizando que Cristo está verdadeiramente presente e que caminha entre o seu povo.

O Corpo de Deus foi sempre feriado nacional em Portugal?

Não. O Corpo de Deus era considerado um feriado, mas a partir de 2013 deixou de o ser. Naquele ano, o governo liderado por Pedro Passos Coelho tomou medidas para reduzir os custos para as empresas e aumentar a produtividade e suprimiu quatro feriados - dois religiosos, o de Corpo de Deus em Junho (feriado móvel), e o 1 de Novembro, dia de Todos os Santos; e dois civis, 5 de Outubro, Implantação da República, e 1.º de Dezembro, Restauração da Independência. No entanto, em 2016, com a entrada do governo chefiado por António Costa, voltou a ser reconhecido como feriado nacional, situação que se mantém até hoje.

Além de Portugal, em que outros países o Corpo de Deus é feriado?

O chamado Corpus Christi é feriado na Áustria, Brasil, Bolívia, Croácia, Liechtenstein e Polónia. É considerado feriado nalgumas regiões da Alemanha, Espanha e Suíça.