“Erradas políticas de desenvolvimento” prejudicam pescadores, afirma a CDU
A candidatura da CDU ao Parlamento Europeu esteve no Caniçal a contactar com os pescadores sobre os problemas deste sector das pescas, que têm sido agravados por erradas políticas de desenvolvimento Nacional, Regional e da União Europeia, onde o candidato Duarte Martins proferiu as seguintes declarações:
“A CDU está hoje a contactar com os pescadores daqui do Caniçal, porque os problemas do sector das pescas são gravíssimos e não podem continuar sem serem resolvidos”.
Desde logo, os pescadores têm sido prejudicados porque o Governo português, em articulação com o Governo Regional da Madeira, não tem acautelado os interesses deste sector, porque a quota do pescado do atum patudo tem vindo a reduzir.
“Já esteve nas 8 mil toneladas por ano, baixou para as 6 mil toneladas por ano, agora está nas 3,1 mil toneladas por ano a dividir pelos pescadores da Madeira, dos Açores e do Continente, o que é uma quota irrisória que não dá para garantir rendimentos dignos aos pescadores. Os pescadores, com estas quotas baixíssimas, estão a trabalhar na faina do atum patudo apenas 1 ou 2 meses, depois o resto do ano não podem trabalhar porque a quota acaba e passam fome, porque mesmo sem trabalho as contas continuam a vir e isto não pode de todo acontecer. É preciso aumentar as quotas do pescado”, aponta Duarte Martins.
Outra justa reivindicação, no seguimento deste problema é a criação de um fundo de garantia salarial que possa garantir que estes pescadores possam continuar a ter algum rendimento para poderem viver as suas vidas, coisa que nem o Governo Regional da Madeira, nem o Governo da República e muito menos a União Europeia têm se preocupado em garantir para os pescadores, pois estes pescadores que garantem a comida nas nossas mesas merecem respeito e ter uma vida melhor!
“Os pescadores podem continuar a confiar na CDU, porque a CDU tem sido a força combativa na defesa intransigente dos pescadores desta terra. Os pescadores não estão condenados ao inevitável, os pescadores merecem mais e melhores condições de vida e de trabalho. E o reforço da CDU é o garante de que no Parlamento Europeu os pescadores continuarão a ter uma força que os defenda todos os dias”, garante.