Socicorreia apresenta soluções inovadoras para a área da reabilitação urbana
Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade da Madeira visitaram obra na zona velha do Funchal
Alunos da disciplina de Reabilitação Urbana, integrada na Licenciatura em Engenharia Civil da Universidade da Madeira (UMa), visitaram, esta tarde, a obra de reabilitação e ampliação do Século XXI Residence, na Rua Santa Maria, que está a ser levada a cabo pela Socicorreia Engenharia.
Um dos propósitos foi o de mostrar ‘in loco’ uma solução inovadora na Ilha da Madeira ao nível da reabilitação urbana. Um sistema modular de contenção de fachada, no contexto do apoio Valorizar 2020 IV – Projectos Integrados EEE.
Outro dos objectivos passou por ‘captar’ interessados para um mercado que, nos últimos anos, se tem debatido com a crescente falta de mão-de-obra especializada.
Francisco Jesus, que desde 2016 tem se dedicado à área da reabilitação urbana na SOCICORREIA, considera que, por vários factores, é mais caro reabilitar do que construir um edifício de raiz.
A professora Deesy Correia, docente auxiliar convidada do Departamento de Engenharia Civil e Geologia da Faculdade de Ciências Exactas e da Engenharia da UMa, destacou a importância das saídas para o ‘terreno’, para avaliar as soluções inovadoras que vêm sendo aplicadas pelas empresas de construção.
Conforme nota à imprensa, o Século XXI Residence, um edifício construído no final do Século XVIII, destaca-se pela sua imponência e pela riqueza arquitectónica da sua fachada, enaltecendo uma das mais antigas ruas da cidade do Funchal.
Neste caso específico, devido à localização no centro da cidade, foram encontradas limitações significativas, o que exigiu a utilização de sistemas de travamento horizontal entre os pisos, sem elementos verticais, numa tarefa de engenharia altamente complexa.
O inovador sistema de contenção de fachada, ontem apresentado aos alunos da UMa, é composto por perfis de aço galvanizado e acessórios que permitem a sua ligação por cavilhas, reforçadas por parafusos. A utilização de diagonais e barras horizontais aumentam a capacidade de carga e garantem uma maior estabilidade da estrutura.