Debate em torno da saúde da mulher na ‘São José de Cluny’
Teve lugar, esta terça-feira, na Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, o seminário ‘Saúde e Bem-Estar das Mulheres: Um Potencial a Alcançar’, organizado pela Direcção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais.
O encontro, que serviu para assinalar o do ‘Dia Internacional Da Saúde Feminina’, juntou várias entidades e oradores, repartidos por dois painéis, que abordaram temas como a igualdade entre géneros e a potenciação do bem-estar e da saúde das mulheres.
Presente na cerimónia de encerramento esteve a secretária regional de Inclusão e Juventude. Na ocasião, Ana Sousa afirmou que “garantir o acesso aos cuidados de saúde e combater as desigualdades de género são políticas essenciais para assegurar o cuidado integral das mulheres em todas as fases da vida, principalmente das mulheres em situação de vulnerabilidade”.
No auditório do referido estabelecimento de ensino superior, a governante lembrou que o Governo Regional tem priorizado políticas de acesso aos cuidados de saúde a todos os cidadãos, dando especial ênfase à promoção da saúde e protecção da doença.
Na sua intervenção, Ana Sousa enumerou medidas como o ‘IV Plano Regional para a Igualdade e Cidadania Activa - 2021-2025’, o Guia Regional da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal, o Guia Digital para o Prevenção e Combate do Assédio no Trabalho e o Guia Regional para a Eliminação de Estereótipos de Género.
“O Governo Regional tem-se mantido atento e vigilante no que respeita a esta temática e a celebração deste dia visa sensibilizar a população para a importância dos cuidados com a saúde feminina”, concluiu a governante